"O turismo abre portas para as mulheres". Foi esse o tema definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a Semana do Turismo e o Dia Mundial do Turismo (27/9). O objetivo foi discutir os sucessos alcançados e os desafios enfrentados pelas mulheres nas atividades do setor.
Para comemorar a data, o Senado realizou, na quinta-feira (27/9), uma sessão especial, no Plenário da Casa. A sessão foi aberta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que destacou sempre ter tido consciência da importância do setor para o crescimento econômico e para o desenvolvimento sustentável do país. Ele atribuiu essa consciência ao fato de ser originário de Alagoas, um estado com 'inegável vocação turística'.
O presidente da ABIH Nacional, Eraldo Alves da Cruz, participou da solenidade, juntamente com o presidente da FNHBRS, Norton Lenhart, presidente da Câmara Empresarial do Turismo, da CNC.
A mesa da sessão foi composta pela ministra Marta Suplicy, pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, pela presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), pela presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), por Norton Luiz Lenhart, e pelos vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza, e do Banco do Brasil, Maguito Vilela.
Durante a sessão, Lúcia Vânia, primeira subscritora do requerimento que determinou a realização da sessão especial, homenageou as mulheres que trabalham no setor e destacou a importância da luta por mais igualdade e justiça social para as trabalhadoras. A ministra Marta Suplicy destacou as ações de sua pasta para o fortalecimento do setor, citando o incremento do turismo para as pessoas com renda de até seis salários mínimos e para os aposentados. Ela ressaltou ainda que as mulheres viajam mais para fazer turismo do que os homens.
Geral
Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro
Esporte
Entre as atrações previstas para este ano estão yoga, capoeira, muay thai, jiu-jitsu e outros
Voltar ao topo