14 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Soraya Thronicke

Senadora reforça que aprovação de programa para setor de eventos ajuda a preservar 20 mil em MS

10 ABR 2021 - 16h08min
Assessoria de Comunicação
A senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) reforçou que a aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Lei nº 5.638/2020, que cria o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), vai contribuir com a preservação de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso do Sul.
 
“Hoje, o setor de eventos no Estado emprega 5 mil trabalhadores de forma direta e 15 mil de forma indireta, tendo cerca de 500 empresários, que movimentam mais de R$ 1,3 bilhão por ano. Devido à pandemia, essa atividade está paralisada e muitos até já fecharam as portas, sendo que apenas alguns desses que faliram vão conseguir reabrir”, alertou.
 
Segundo a parlamentar sul-mato-grossense, no Brasil, são mais de 335 mil empregos formais que já foram perdidos no setor, que é composto por operadores turísticos e agências de viagem, aluguel e montagem de estruturas para eventos, bares e restaurantes, hospedagem, publicidade e propaganda, segurança privada e serviços gerais e de limpeza.
 
“Para se ter ideia, em 2020, mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados e, hoje, 97 em cada 100 empresas não estão trabalhando, sendo que 1/3 das empresas fecharam as portas e terão muita dificuldade para reabrir. Quando as pessoas ouvem a gente falando de ajudar o setor de eventos, muitas não entendem e reclamam por estarmos preocupados com essa atividade”, pontuou.
 
As declarações foram feitas durante entrevista ao jornalista José Marques, que contou também com a participação do vice-presidente da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Evento), Jeferson Teixeira, o “Ninho”. Soraya Thronicke deixou claro que a manutenção dessa atividade profissional representa comida na mesa de milhares de brasileiros. “O setor de festas e turismos tem grande importância para o Brasil e, por isso, é essencial esse olhar para essa atividade, não deixando as pessoas que dependem dele para trás”, afirmou.
 
O Programa
 
O Perse prevê o parcelamento de débitos de empresas do setor de eventos com o Fisco Federal, além de outras medidas para compensar a perda de receita em razão da pandemia, como a alíquota zero de PIS/Pasep, Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) por 60 meses.
 
Poderão aderir ao Perse empresas de hotelaria, cinemas, casas de eventos, casas noturnas, de espetáculos, e buffets sociais e infantis. Também poderão aderir empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais e culturais.
 
Na área do turismo, o Perse inclui agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos na área, parques temáticos, acampamentos turísticos e meios de hospedagem. “Finalmente, conseguimos votar no Senado o Perse, que foi criado para ser a tábua de salvação para os empresários dessa atividade, que foi a primeira a parar devido à pandemia e, pelo jeito, será a última a voltar ao normal”, lembrou a senadora.
 
Ela destaca que, por mais de um ano, os congressistas ficaram na situação de construir e não ter nada para entregar ao setor de eventos, mas, finalmente, agora tem o Perse. “Como na votação feita no Senado foram feitas algumas mudanças, o Perse retornou para a Câmara dos Deputados para passar por uma revisão. Porém, o Senado conseguiu que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), coloque na pauta nos próximos dias”, informou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Comerciante da Padaria Alto tem casa invadida e consegue deter suspeito

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Policial

Dois homens são presos por dirigirem embriagados pelas ruas de Aquidauana

4
Política

Bolsonaro entregará título em assentamento com 700 lotes

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min17 max27

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max27

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,09m
Miranda
2,10m
Paraguai
1,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Peço...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo