08 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Brasília

"Tem que mudar objetivo da CPI", diz Bolsonaro em telefonema a Jorge Kajuru

Conversa foi postada no perfil de Kajuru

12 ABR 2021 - 08h33min
Congresso em Foco

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) revelou neste domingo uma conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro a respeito da CPI da covid. Em uma conversa de cerca de seis minutos, Bolsonaro disse que o escopo da CPI será apenas de investigação contra o governo federal, e cobrou que governadores e prefeitos sejam chamados para prestar satisfações.

A queixa de Bolsonaro com Kajuru, um dos que assinam o pedido de CPI, é que o objeto de investigação não incluiria o papel de prefeitos e governadores no combate à pandemia, e que a investigação focaria apenas no governo federal. "Tem que mudar o objetivo da CPI – tem que ser ampla", pede o presidente ao senador.

"O objetivo do autor, que eu não sei quem é, é investigar omissões do governo federal no tratamento da covid",implica Bolsonaro – que instantes depois diz que o objetivo é investigar suas ações e que a CPI da covid "iria para cima de mim". O presidente confia que, do jeito que está, a CPI da Covid trará danos ao seu governo: "Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana."

Apesar da conversa ter sido postada no perfil de Kajuru, o clima entre os dois tem momentos de desconfiança – Bolsonaro se queixa diversas vezes a Kajuru, que cobra do presidente que separe "o joio do trigo" entre os senadores. O presidente também pediu que o senador encampe a pauta de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro voltou, durante a conversa por telefone a se eximir de qualquer culpa pelas mortes por coronavírus no país – que chegaram, neste final de semana, a 350 mil. "Vai morrer gente no Brasil – agora, podia morrer menos gente se os governadores e prefeitos todos pegassem o recurso e aplicassem em postos de saúde e hospitais", disse. Bolsonaro, considerado por especialistas como um dos principais responsáveis pelo insucesso no combate à pandemia – a ponto de se discutir se houve crime de genocídio ou não– não apresentou provas ou casos concreto de desvio de dinheiro de outros entes da federação.

Kajuru assinou, com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) um Mandado de Segurança que pede que a CPI da covid seja instalada pelo pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Pacheco disse que cumprirá a ordem, mas o caso foi pautado para a quarta-feira (14). Nela, os ministros deverão decidir se concordam com a decisão de Luis Roberto Barroso de obrigar a abertura dos trabalhos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Delegado de Polícia Civil da Capital morre vítima de um acidente de carro na BR-060

2
Economia

INSS libera antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas 

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Com chegada de carreta, coordenadora prevê realizar mais de 600 exames em Aquidauana e Anastácio

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max26

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,06m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Pousadas

Pousada dos Monteiros

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 3324-8237/ www.pousadadosmonteiros.com.br
Ver Mais
Supermercado Seriema - 08/05
2
Entre em nosso grupo