O deputado estadual Pedro Teruel - PT, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, ocupou a tribuna durante sessão desta quinta-feira (06/12) convidando a população para participar da 1ª Assembléia Geral da Mobilização dos Povos IndÃgenas do Cerrado, organização que envolve indÃgenas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo, além de convidados do Paraguai, BolÃvia, Venezuela e Cuba.
"à a chance de reunirmos representantes de aldeia de vários pontos do Brasil e de outros paÃses para discutir soluções para o confinamento de famÃlias indÃgenas como em Dourados, por exemplo, onde 15 indÃgenas ocupam 3,5 hectares. Queremos mudar a imagem do Mato Grosso do Sul que nos últimos anos foi prejudicada em virtude dos casos de desnutrição indÃgena e desse terrÃvel confinamento", destaca Teruel.
O encontro será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro na aldeia terena Cachoeirinha, localizada no municÃpio de Miranda. No dia 14 de dezembro haverá um protesto pacÃfico contra o confinamento das famÃlias indÃgenas. Os indÃgenas realizarão uma corrida de toras de buriti, à s 8 horas, seguido de atividades musicais, cantos, e danças indÃgena na praça Ari Coelho. As toras serão levadas à Assembléia Legislativa como ato simbólico de luta dos povos indÃgenas no cerrado.