O pecuarista e pré-candidato à Prefeitura de Aquidauana, Zelito Ribeiro, defendeu o envolvimento da sociedade civil na construção do seu projeto polÃtico, para o municÃpio, nos próximos quatro anos.
Ele quer ouvir todos os setores públicos e privados de Aquidauana com o objetivo de decidirem, em conjunto, metas que consistem na busca de empresas para gerar empregos e renda para o municÃpio.
Neste perÃodo de pré-campanha, o pecuarista tem participado de sucessivas reuniões com lideranças comunitárias, indÃgenas, além de eventos sociais, esportivos e religiosos.
"Tenho conversado muito com as pessoas que confiam no nosso trabalho", resumiu Zelito Ribeiro ao destacar que as idéias apresentadas por ele têm sido bem aceitas pela comunidade. "Não podemos escutar meia dúzia de pessoas que querem ditar as regras para 50 mil habitantes. O municÃpio é grandioso, há a necessidade de se discutir ponto por ponto, até porque os distritos têm necessidades diferentes em comparação a sede", comentou.
Pesquisa
O processo de escolha do candidato do PMDB a sucessão municipal, por meio de pesquisa de opinião pública, foi classificado como "justo" pelo pecuarista por entender que a candidatura tem de sair do anseio popular.
A pesquisa (qualitativa e quantitativa) foi definida pelo governador André Puccinelli e apoiada pelos três pré-candidatos do partido - Zelito, Fauzi e Tinho Proença. De acordo com o governador, que estabeleceu esse critério de escolha, quem estiver bem pontuado nas pesquisas eleitorais recebe o apoio dele e do partido.
Na avaliação de Zelito, a pesquisa qualitativa é a mais importante pois mostrará o grupo polÃtico do candidato e as pessoas que o acompanha dentro da sociedade. "Cada um tem o direito de buscar o seu espaço junto com o seu grupo", afirmou ao comentar que saberá respeitar a vontade do povo e que a pesquisa dará o "norte" para a legenda escolher o candidato na próxima eleição.
O pré-candidato reforçou o seu desejo de abrir o diálogo com todos os segmentos representativos da comunidade aquidauanense e com os partidos polÃticos envolvidos no processo sucessório de 2008. "Quero conversar com todos. Sou do entendimento de menos divisão entre os partidos, pois as chances de a administração dar certo serão maiores", avaliou Zelito ao assegurar que respeita as posições polÃticas e ideológicas e que sempre manteve boas amizades com todos os dirigentes partidários.
Segundo ele, há divergências no campo das idéias, das discussões e dos projetos polÃticos. Os ataques e ofensas pessoais, acrescentou, têm de ser abominados.
Zelito Ribeiro confessou que sempre participou da polÃtica de Aquidauana apoiando amigos que foram candidatos a prefeito, vereadores e, também, deputados. Lembrou do seu pai, "Tico Ribeiro", que exerceu o cargo de prefeito por três vezes consecutivas e que ajudou a construir esta cidade.
Para ele, o pai tem sido a sua referência polÃtica, bem como as pessoas que conviveram com ele e que hoje o incentiva nesta caminhada. "Uma das virtudes do homem é buscar o conhecimento e o aprendizado. Não somos o dono da verdade. Quero contribuir com o municÃpio e construir um projeto polÃtico com o povo", finalizou Zelito Ribeiro.