X

Influenza

Cuidados devem ser redobrados durante inverno e tempo seco para evitar H1N1

Lavar as mãos e evitar ambientes fechados são cuidados básicos

Compartilhe:

A-

A+

O inverno é a época do ano em que o vírus respiratórios acometem as pessoas com mais frequência, os vírus da influenza são os que mais preocupam, sabendo disso a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul vem promovendo reuniões e capacitações da atenção primária de saúde e da assistência hospitalar para atualização sobre o diagnóstico e manejo clínico e tratamento de Influenza.

O tempo seco também contribui para a proliferação do vírus, só em Aquidauana já são 20 casos confirmados, sendo duas mortes. O municipio já atingiu a meta de vacinação deste ano, com 90% do grupo prioritário vacinado, porém a vacina não é o único meio de prevenção.

De acordo com a secretária de saúde do município, Ana Lúcia Alves Corrêa, atitudes simples podem evitar a transmissão. "Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar ; ao tossir e espirrar, cobrir nariz e a boca com um lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, talheres e objeto de uso pessoal quando gripado; pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas", orienta.

Ela alerta ainda sob o uso de medicamentos sem orientação médica. "Procure o seu médico ou unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados".
O fornecimento das vacinas é feito pelo Ministério da Saúde, já ao Municipio compete a responsabilidade de armazenar, distribuir e aplicar a vacina.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Homem morre após ser esfaqueado durante discussão em Aquidauana

Homicídio

Homem morre após ser esfaqueado durante discussão em Aquidauana

Vítima foi atingida no abdômen e morreu nesta sexta-feira; Polícia Civil investiga o caso

Corrida Unimed terá largada às 07h deste domingo em Aquidauana

ESPORTES

Corrida Unimed terá largada às 07h deste domingo em Aquidauana

Atletas devem retirar os kits neste sábado, das 14h às 17h; evento oferece R$ 7 mil em premiação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo