Saúde
Prefeitos voltam a discutir em videoconferência plano de enfrentamento ao Covid-19
Willams Araújo
Os prefeitos de Mato Grosso do Sul voltam a discutir na próxima segunda-feira (27), por meio de videoconferência, um plano de enfrentamento ao Covid-19 (novo coronavírus).
Promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o encontro virtual contará com a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.
A webconferência será intermediada pelo presidente da entidade municipalista, prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, e terá início às 14 horas.
De acordo com a programação, entre as pautas de interesse dos municípios a serem discutidas pelos gestores municipais e a representante do Estado no Congresso Nacional está a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP 149/2019), que trata do socorro emergencial da União para estados e municípios.
Para Caravina, a participação dos prefeitos é muito importante no debate, diante de vários questionamentos em relação a esse e outros projetos de interesse dos municípios sul-mato-grossenses.
Essa é a terceira webconferência que os prefeitos do Estado participam, duas organizadas pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) e a que será realizada na segunda-feira sob coordenação da Assomasul.
SOCORRO FINANCEIRO
Apresentado pelo Poder Executivo em junho do ano passado, a proposta tinha como objetivo inicial ajudar estados e municípios endividados a promoverem seus equilíbrios fiscais.
A matéria só foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, sofrendo várias alterações em virtude da pandemia da Covid-19 e aumentando o impacto fiscal na União, o que gerou críticas do governo federal e dividiu opinião entre os senadores.
Agora, os senadores querem definir uma ajuda emergencial para estados e municípios que seja de bom tamanho para o cofre do Executivo, mas que tenha contrapartidas dos entes.
Para os senadores, a definição dessa ajuda é necessária e urgente e pode ser feita por meio de algum projeto de senador já existente, por modificações no texto aprovado na Câmara dos Deputados ou, até, por uma medida provisória negociada com o Executivo.
De acordo com informações da Agência Senado, já é consenso na Casa de que tem que ter uma solução para ajudar estados e municípios para recompor as perdas de arrecadação com ICMS e ISS.
Simone entende que a perda de arrecadação é visível em todos os níveis federativos, mas, segundo ela, a população não pode ser prejudicada no atendimento de serviços básicos.
“O socorro aprovado pela Câmara prevê que a União recomponha as perdas do ICMS e do ISS de estados e municípios ao longo de seis meses. O impacto estimado será de R$ 89,6 bilhões. O governo federal quer limitar a R$ 40 bilhões. A conta não fecha”, afirmou a senadora à agência de notícias do Senado.
FIQUE ATENTO
Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
PERIGO
Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.
Voltar ao topo