X

Pandemia

Variante Delta chega a MS com três casos

Geraldo Resende se reúne hoje com secretários de saúde do Estado para discutir medidas de controle e enfrentamento à nova cepa

Compartilhe:

A-

A+

Mato Grosso do Sul teve esta semana os três primeiros casos da variante Delta da covid-19 confirmados. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na manhã de segunda-feira (6). O titular da SES se reúne hoje com representantes da Associação dos Municípios (Assomassul) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Estado para discutir novas medidas de enfrentamento à doença.

Foi informado que duas pessoas contaminadas, um homem de 22 anos e uma mulher de 51, são de Campo Grande, enquanto o terceiro caso é de uma paciente de 52 anos, natural do Rio de Janeiro e que atualmente reside em Ladário.

O que é ainda mais preocupante nesta situação é que a mutação do vírus está circulando desde o fim de julho. Uma das contaminadas procurou uma unidade de saúde em Corumbá para fazer o teste PCR no dia 23. A amostra foi então enviada à Fiocruz Amazônia, em Manaus, para que fosse realizado o seu sequenciamento genético.

Geraldo Resende disse que a melhor maneira de se fazer uma contenção dos “estragos” segue sendo a vacinação em massa, e deve reforçar a orientação durante o encontro hoje entre membros de Assomassul e Cosems “A única ação efetiva para a gente poder não trazer impacto é acelerar o processo de imunização: fazer a D2 [segunda dose] em quem está precisando e a terceira dose nos idosos. Todos os municípios têm colaborado muito, mas a gente vai pedir um esforço ainda maior para acelerar e não ficar vacinas estocadas em geladeiras”, disse.

O que é a variante Delta? – Detectada pela primeira vez em outubro de 2020, na Índia, a mutação do vírus Sars-CoV-2 já foi registrada em mais de 130 países, segundo comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado no dia 30 de julho. Ela preocupa infectologistas de todo o mundo por conta de sua maior transmissibilidade – que chega a ser duas vezes maior que a da variante Alpha – e sintomas diferentes, que se assemelham aos de um resfriado comum.

A Fiocruz afirma em seu site que, no cenário atual, em que a variante tem surgido por todo o país e aumentado o número de hospitalizações, a ação mais adequada seria voltar às medidas de distanciamento social, com redução do afrouxamento de movimentação das pessoas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Suspeito de tentar roubar celular na capital alegou dívida de R$ 700,00

Polícia

Suspeito de tentar roubar celular na capital alegou dívida de R$ 700,00

Jovem de 19 anos foi detido cerca de seis horas após a ocorrência; câmeras de segurança registraram a abordagem à vítima

Sessão em Corumbá destaca prevenção e histórias de superação do câncer

OUTUBRO ROSA

Sessão em Corumbá destaca prevenção e histórias de superação do câncer

Evento alusivo ao Outubro Rosa reconheceu profissionais da saúde, pacientes e voluntárias; diagnóstico precoce e atendimento humanizado foram destacados

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo