X

Solidariedade

Dia Nacional do Doador de Sangue: saiba como doar

O Pantaneiro traz dicas para você que também quer ajudar quem precisa

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004 e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Essa relevância se tornou ainda maior em meio a um período de diminuição dos estoques nos hemocentros de todo o Brasil. De acordo com as assessorias de comunicação dos Hemocentros Unidos, durante a pandemia do coronavírus houve uma queda de até 50% no comparecimento diário de doadores em algumas regiões do país.

No Hemosul MS, as baixas nas presenças diárias chegaram ao índice de 50% em meses críticos. Contudo, com muita ajuda das campanhas e mobilização dos doadores, o balanço geral de 2020 teve redução de apenas 10% nas doações em relação a 2019, um impacto de aproximadamente 5 mil bolsas a menos.

“É como se ficássemos um mês inteiro fechado para doações no ano de 2020. Tivemos épocas muito difíceis, mas hoje, na comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, a gente já consegue ter uma esperança de retomada das doações e regularidade dos estoques para continuarmos ajudando a salvar vidas”, explica a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Como doar?

Além da boa vontade, são necessários alguns requisitos básicos para a doação. A pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55 kg. Adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto. 

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra para homens e 90 dias para mulheres.
Outro impeditivo temporário é a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Vacinas

Segundo o Hemosul Coordenador, por causa da pandemia da covid-19 e do caledário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após a aplicação de imunizantes para garantir uma doação segura.

  • Coronavac – 48 horas;
  • Janssen, Astrazeneca e Pfizer – 7 dias.

Para mais informações acesse o site hemosulms.gov.br ou acesse as redes sociais @hemosulms

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo