X

Governo do Estado

Secretaria de Saúde orienta população sobre cuidados para evitar dengue, zika e chikungunya

Estima-se que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas casas

Compartilhe:

A-

A+

Para evitar o descuido da população na folia e no feriado prolongado de Carnaval, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) lançou uma campanha orientando a população a reservar pelo menos 15 minutos do dia para limpar a casa, quintais e terrenos a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

 

Para o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, os cuidados precisam continuar, principalmente, em razão das fortes chuvas que atingem o Estado. “As pessoas precisam fazer a sua parte. O combate à Dengue é um dever do Estado, mas é uma tarefa de cada cidadão”. 

Em parceria com os municípios, a SES tem realizado ações contínuas voltadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. O entendimento é de que a população já sabe o que deve fazer na casa, quintal e nos terrenos baldios, mas que sempre há a necessidade de reforçar o lembrete para que não deixem esses cuidados para depois.

Estima-se que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas casas, por isso, a importância de se cuidar de todos os espaços. 

A SES informou que realiza ao longo do ano capacitações com os 79 municípios nas áreas epidemiológica e de vetores do Governo do Estado.

Confira as dicas:

• Evite água parada, em qualquer época do ano;

• Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua; 

• Guarde pneus em locais cobertos;

• Remova galhos e folhas de calhas; 

• Não deixar água acumulada sobre a laje;

• Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas.

• Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras. 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

9º BE Cmb divulga nota após prisão de sargento em Aquidauana

ACIDENTE DE TRÂNSITO

9º BE Cmb divulga nota após prisão de sargento em Aquidauana

Militar foi preso em flagrante após acidente envolvendo carro e moto; ocorrência é investigada pelas autoridades

Aquidauana e Anastácio somam 616 casos prováveis de chikungunya em 2026

ALTA INCIDÊNCIA

Aquidauana e Anastácio somam 616 casos prováveis de chikungunya em 2026

Municípios apresentam incidência alta da doença; Mato Grosso do Sul já contabiliza 10.817 casos confirmados e 31 mortes neste ano

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo