X

Saúde

Saúde enfatiza a importância do Projeto 'MS Vacina Mais' aos servidores

Projeto é inserido em todos os municípios

Compartilhe:

A-

A+

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) reuniu seus colaboradores nesta segunda-feira (3) para reforçar a importância do Projeto ‘MS Vacina Mais’ que visa fortalecer as ações de vacinação dos municípios em Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou o papel dos trabalhadores da saúde como incentivadores, o que gera uma reação em cadeia para que a sociedade tenha um melhor e maior acesso à saúde.

“Somos nós, trabalhadores na área da saúde, que temos que favorecer o acesso para que a população possa ter a oportunidade de se prevenir quanto a essas doenças infecciosas que estavam absolutamente desaparecidas, mas que agora voltam a nos assombrar”.

Conforme a diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Domingues Castilho de Arruda, no ano de 2022 a SES executou uma ação similar e os resultados foram positivos. “Nós já tivemos uma estratégia no ano passado e foi bem efetiva, pois esse repasse de recurso para os profissionais de saúde colabora com a ampliação do acesso da população às salas de vacina. Conseguimos ter uma ampla divulgação e, assim, alcançamos o resultado desejado”.

Para a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, o projeto de incentivo aos 79 municípios para que o Estado consiga retomar a cobertura vacinal, em especial a da Influenza, chegou em boa hora.

“O incentivo veio em ótima hora, os municípios têm dificuldade em pagar o vacinador em horários estendidos ou em dias alternativos, como sábado e domingo, e é um momento em que a população realmente precisa. Precisamos de pontos estratégicos, como supermercados, que oportunizem, que deem abertura e acesso para que a população consiga receber essas vacinas”.

O gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, ressalta que o incentivo será para cada sala de vacina em que vão ter a oportunidade de implementar ações nos meses de agosto e setembro.

“Vinculamos duas vacinas que são importantes para a saúde pública, que são as vacinas de rotina de crianças menores de um ano e a vacina de Influenza. Então, é uma estratégia que os municípios terão que adotar essa vacinação seletiva, que necessita de mão de obra para análise de carteira vacinal. Os municípios terão que trabalhar essas duas linhas e entendemos que essa ação terá um êxito para o Estado”.

Projeto ‘MS Vacina Mais’

Instituído em caráter provisório, o Projeto ‘MS Vacina Mais’ estabelece os critérios e o fluxo para repasse de incentivo financeiro estadual de custeio para o fortalecimento das ações de vacinação dos municípios em Mato Grosso do Sul.

O Estado disponibilizará R$ 1,2 milhão que deverá ser empregado exclusivamente para pagamento de incentivo financeiro aos trabalhadores de saúde das secretarias municipais de saúde, designados para atuarem nas salas de imunização, a fim de custear plantões e horas extras, com o intuito de fortalecer e expandir as ações de imunização, possibilitando a realização de estratégias que contribuam para a melhoria das coberturas vacinais no Estado.

Assim, para os municípios terem acesso ao repasse precisarão realizar a construção e envio de um cronograma até a primeira quinzena de julho de 2023, com suas respectivas ações de intensificação de vacinação contra a Influenza, Covid-19 e de Multivacinação para os meses de agosto e setembro de 2023, que deverá conter minimamente as ações abaixo descritas:

  • Realização de vacinação aos finais de semana e feriados;
  • Estratégias de vacinação extramuros com realização de busca ativa;
  • Ações de imunização em horários de vacinação estendidos;
  • Intensificação da divulgação por meio de mídias.

O envio do cronograma das ações de intensificação de vacinação, referente as ações programadas deverão ser enviadas fisicamente para DGVS (Diretoria de Vigilância em Saúde) e digitalmente em formato PDF para o e-mail: imunizacaoestadualms@gmail.com, para validação por parte da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, a fim de que os repasses financeiros sejam efetivados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia procura adolescente e pai investigados por morte em Bonito

INVESTIGAÇÃO

Polícia procura adolescente e pai investigados por morte em Bonito

Justiça decretou a apreensão do jovem de 16 anos; investigação também apura a responsabilidade do pai e a origem da arma usada nos disparos

Segundo turno tem menor índice de ausências desde 2006

Eleições 2026

Segundo turno tem menor índice de ausências desde 2006

Mais de 2,9 milhões de eleitores a mais compareceram às urnas; votos brancos e nulos também diminuíram

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo