X

Saúde

Morre quarta girafa importada ilegalmente da África do Sul

Petição que pede criação de santuário ganha força na internet

Compartilhe:

A-

A+

Morreu no sábado, 8, mais uma girafa de um grupo de 18, importadas ilegalmente da África do Sul, no final de 2021, pelo Bioparque do Rio.

Essa é a quarta morte registrada desde novembro de 2021, quando o grupo de animais veio para o Brasil sob os cuidados da empresa. 

Dias após chegarem ao país, seis girafas tentaram fugir e três delas morreram durante a captura. Em março, a Justiça aceitou denúncia contra quatro pessoas envolvidas na importação dos animais.

Em nota, o Bioparque informou que análises de rotina constataram a presença de uma bactéria em seis animais. Cinco responderam ao tratamento, mais uma delas apresentou resistência e foi a óbito. 

Segundo a instituição, a causa da morte será confirmada após a necropsia, com o acompanhamento dos órgãos competentes.

As girafas, que deveriam ficar em um terreno em Mangaratiba apenas por um período de quarentena, já estão no local há mais de um ano e meio.

Petição

No final de semana, uma petição on-line ganhou força, após a divulgação da morte do animal. Organizado pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), o documento pede que as autoridades providenciem um espaço maior que sirva como um santuário, longe da exposição pública, para que possam viver com dignidade.

O pedido já conseguiu a adesão de mais de 25 mil apoiadores. A meta é chegar a 35 mil. Só nas primeiras horas desta segunda-feira, 10, mais de 240 pessoas tinham assinado a petição.

Clique aqui para assinar a petição.

*Com informações de Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia procura adolescente e pai investigados por morte em Bonito

INVESTIGAÇÃO

Polícia procura adolescente e pai investigados por morte em Bonito

Justiça decretou a apreensão do jovem de 16 anos; investigação também apura a responsabilidade do pai e a origem da arma usada nos disparos

Segundo turno tem menor índice de ausências desde 2006

Eleições 2026

Segundo turno tem menor índice de ausências desde 2006

Mais de 2,9 milhões de eleitores a mais compareceram às urnas; votos brancos e nulos também diminuíram

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo