X

Saude

ALEMS apoia ações do Abril Verde em Mato Grosso do Sul

O Dia Mundial o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho é comemorado dia 28 deste mês

Compartilhe:

A-

A+

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apoia as ações do “Abril Verde”. A campanha é fruto de uma lei originada na ALEMS. A Lei 5.196, de 2018,  de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), institui o Abril Verde e o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é apoiada pela Casa de Leis.

Neste ano, uma das iniciativas que acontece na Casa de Leis em alusão ao Abril Verde é a iluminação na cor verde na fachada do prédio, parte integrante do reforço à campanha, para que a sociedade sul-mato-grossense se previna em relação às doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho. A Comunicação da ALEMS também divulga em seus canais oficiais informações de conscientização sobre o tema.

Em abril, é comemorado o Dia Mundial o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, no dia 28. No mesmo mês aconteceu a morte dos 78 mineiros mortos durante explosão em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei 11.121, de 2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

MPT

Neste ano, a meta prioritária estabelecida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para essa campanha é a luta pela prevenção aos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Estão previstas uma série de ações em alusão ao ambiente de trabalho em diversos lugares e órgãos de todo o Estado.

No Brasil, em 2013, foram registrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos relacionados ao trabalho. Isso traz consequências à saúde do trabalhador e vida de suas famílias, causando impactos econômicos e redução na produtividade.

 

*As informações são do site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aos 106 anos, anciã indígena de MS dá exemplo de cidadania ao participar das Eleições

ELEIÇÕES 2026

Aos 106 anos, anciã indígena de MS dá exemplo de cidadania ao participar das Eleições

Com a ajuda de familiares, idosa da Aldeia Buriti foi às urnas aos 106 anos e demonstrou que a idade não impede o exercício da cidadania e da democracia.

Mesários encerram votação e entregam urnas em Aquidauana

Eleições 2026

Mesários encerram votação e entregam urnas em Aquidauana

Seções fecharam às 16h, no horário local; TRE-MS não recebeu ordem formal para prorrogar a votação antes do encerramento

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo