X

Saúde

Novo Disque 100 vai priorizar atendimento humanizado

Especialistas e empresas interessadas em operacionalizar a central de atendimento fizeram sugestões e críticas em audiência pública

Compartilhe:

A-

A+

A nova central funcionará 24 horas por dia, ao longo de toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados. O atendimento será dinâmico e qualificado, com operadores que terão suporte psicológico individual e formação continuada em direitos humanos. O objetivo é ampliar a capacidade e a qualidade de atendimento do Disque 100.

Para debater a criação de um modelo que atenda a todos esses requisitos, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira, 22. O evento ouviu especialistas e representantes das empresas que irão disputar a licitação. Na ocasião, foram colhidas sugestões, críticas e observações, para adequar o serviço às necessidades da administração pública e da sociedade.

Atendimento

O novo Disque 100 deve flexibilizar o atendimento das demandas para melhorar a qualidade dos serviços. A proposta é funcionar 24 horas por dia, ao longo de toda a semana (incluindo sábados, domingos e feriados) por meio de telefone, internet, mensagens, presencial, Whatsapp, Telegram e videochamada (Libras).

Além disso, haverá um monitoramento das denúncias de forma mais consistente. O formulário para enviar denúncias deverá ser flexível e intuitivo, com atendimento dinâmico e qualificado, sem automação excessiva e focado no relato das violações de direitos humanos.

Na modalidade atual, o atendimento é feito de forma robotizada e, agora, passará a ser humanizado. Pensando nisso, os atendentes terão uma jornada de trabalho em escala 5x2; apoio psicológico individual (pelo menos uma vez por semana, além das sessões coletivas de apoio psicológico); e uma formação continuada em direitos humanos (tanto para os para operadores, quanto para os gestores).

No término da audiência pública, o coordenador-geral da Ouvidoria, Vinícius de Lara Ribas, solicitou aos representantes que enviassem as contribuições para o Termo de Referência, por escrito, até sexta-feira (26), às 18 horas, para o e-mail licitacao@mdh.gov.br.

Operacionalização

O pregão eletrônico terá vigência de 30 meses e poderá ser prorrogado até o limite previsto em lei. A empresa vencedora da licitação deverá operacionalizar a central do atendimento do Disque 100, provendo instalação física, infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI), mobiliário, pessoal, telefonia, equipamentos, aplicativos, softwares, gestão de atendimento receptivo e ativo, humano e automatizado. Quem vencer, também deverá fazer o registro das denúncias de violações de direitos humanos, encaminhar aos órgãos competentes e fazer um monitoramento mais detalhado.

Dicionário de violações

O serviço ainda disponibilizará um dicionário de violações, em linguagem acessível, alinhado aos normativos legais, aos estatutos da criança e adolescente, da pessoa idosa, e demais documentos relacionados.

*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aos 106 anos, anciã indígena de MS dá exemplo de cidadania ao participar das Eleições

ELEIÇÕES 2026

Aos 106 anos, anciã indígena de MS dá exemplo de cidadania ao participar das Eleições

Com a ajuda de familiares, idosa da Aldeia Buriti foi às urnas aos 106 anos e demonstrou que a idade não impede o exercício da cidadania e da democracia.

Mesários encerram votação e entregam urnas em Aquidauana

Eleições 2026

Mesários encerram votação e entregam urnas em Aquidauana

Seções fecharam às 16h, no horário local; TRE-MS não recebeu ordem formal para prorrogar a votação antes do encerramento

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo