X

Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 9.864 casos confirmados de dengue no ano

Segundo o documento, 19 óbitos foram confirmados

Compartilhe:

A-

A+

Mato Grosso do Sul já registrou 19.957 casos prováveis de dengue, sendo 9.864 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 21ª semana epidemiológica divulgado nesta quarta-feira (28). Segundo o documento, 19 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 15 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias Japorã lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença seguido Itaquiraí.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 47.609 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 101.619 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.909 casos prováveis, sendo 600 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 20 até a semana epidemiológica 21, Antônio João apresenta alta incidência da doença seguido por Iguatemi, Jaraguari, Mundo Novo, Costa Rica, Amambai, Sete Quedas, Camapuã, Tacuru, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Vicentina, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Sidrolândia, Bodoquena, Douradina, Angélica, Maracaju, Batayporã, Ponta Porã e Anastácio.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

*Com informações da SES

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TRE-MS identifica eleitor suspeito de colar teclas 1 e 3 de urna

Eleições 2026

TRE-MS identifica eleitor suspeito de colar teclas 1 e 3 de urna

Problema foi percebido após reclamação de uma eleitora; imagens de segurança ajudaram na identificação

S10 atinge grade de casa famosa por decoração de Natal em Aquidauana

Bairro Alto

S10 atinge grade de casa famosa por decoração de Natal em Aquidauana

Acidente ocorreu na manhã deste domingo, no bairro Alto; condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo