X

Saúde

Brasil e Índia firmam acordo para produção de vacinas com a Fiocruz

Parceria com empresa indiana prevê desenvolvimento e transferência de tecnologia para ampliar autonomia do SUS na área de imunizantes

Compartilhe:

A-

A+

Durante agenda oficial na República da Índia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou um acordo de cooperação internacional com a empresa Biological E Limited, uma das principais produtoras de vacinas do país asiático. A parceria foi firmada no contexto da missão brasileira em Nova Délhi, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O acordo estabelece uma aliança estratégica entre a empresa indiana e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, especialmente na área de vacinas virais e bacterianas. A iniciativa faz parte dos esforços do governo brasileiro para fortalecer a cooperação entre países do Sul Global e ampliar a autonomia do Brasil na produção de imunizantes.

Vacinas pneumocócicas

Um dos destaques do acordo é a colaboração no desenvolvimento da vacina pneumocócica 24 valente, que será avaliada por meio de estudos conjuntos entre as instituições. O documento também prevê a transferência de tecnologia da vacina pneumocócica 14 valente (VPC14), que permitirá a produção nacional do imunizante por Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz responsável por imunobiológicos.

A produção no Brasil garantirá o fornecimento direto ao SUS (Sistema Único de Saúde) e fortalecerá o PNI (Programa Nacional de Imunizações), ampliando o acesso da população a vacinas seguras e eficazes.

Cooperação técnica, científica e estratégica

Além da produção e do desenvolvimento de vacinas, o acordo prevê cooperação técnica e científica em áreas estratégicas, como prestação de serviços, vigilância epidemiológica e inovação. Entre os objetivos específicos estão o intercâmbio de conhecimentos, apoio a análises epidemiológicas, criação de projetos colaborativos de inovação e fortalecimento da propriedade intelectual.

A Biological E Limited contribuirá com sua experiência em pesquisa e dados técnicos da vacina pneumocócica, além da infraestrutura de produção. Já a Fiocruz/Bio-Manguinhos entrará com sua capacidade produtiva, expertise em biotecnologia e integração com o SUS e agências reguladoras brasileiras.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

The Blues representa Aquidauana na fase estadual da Liga Terrão 2026

Campeão regional

The Blues representa Aquidauana na fase estadual da Liga Terrão 2026

Campeão regional, time enfrenta o Mundial FC/JR Beer, de Corumbá; partida será disputada no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza, o Noroeste, no dia 01º de novembro

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 37 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 37 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo