X
Amamentação, ato de amor

Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância, afirma pediatra

De acordo com a OMS, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de aleitamento materno

Aleitamento materno / Divulgação

Considerado o alimento mais completo para os bebês após o nascimento, o leite materno vai muito além de saciar a fome, é ele quem contribui para a melhora nutricional, reduz as chances do desenvolvimento de alguma doença e ainda diminui os riscos de infecções como otite, pneumonia, gastroenterite.

A prática também é benéfica para a mulher, pois amamentar até os seis meses diminui o risco de câncer de mama e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

O aleitamento é recomendado até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês do bebê e deve começar logo após o parto, como destaca o pediatra e professor do curso de medicina, Walter Peres.

“O recomendado é que já se inicie a amamentação dentro de sala de parto, ainda na primeira hora de vida do bebê, pois isso ajuda a mãe a ter leite mais rapidamente, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e também fortalece o vínculo afetivo da mãe com o bebê”, pontua.

É importante lembrar que se trata de um momento de adaptação e que, assim como para o bebê, para a mãe pode ser uma atividade exaustiva nas primeiras semanas e exige persistência.

“Entender o melhor horário parra as mamadas, qual a posição correta ou ainda como evitar engasgos do recém-nascido faz parte do processo de autoconhecimento. Muitas sofrem com dores e ferimentos nas mamas e tendem a acreditar que não conseguem seguir a diante nesse momento de mãe e filho, tão sonhado durante a gestação”, explica o pediatra.

O especialista destaca que é preciso atenção com o que é consumido pela lactante. O cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe.

“A mãe deve ter o cuidado de consumir uma média de 3 litros de água por dia enquanto estiver amamentando, para garantirmos uma boa produção de leite materno”, conclui.

Outra orientação é não hidratar os mamilos. “Cremes hidratantes podem afinar a pele dos mamilos e facilitar fissuras”, afirma a médica, que completa.

“Tome banho de sol: O sol ajuda a tornar a pele do mamilo um pouco mais espessa e previne fissuras. Tome dez minutos por dia, das 8h às 10h, para evitar temperaturas elevadas e não causar queimaduras”. Escolha um sutiã adequado, acrescenta. “Uma boa sustentação mamária reduz o inchaço das mamas, promove maior conforto e diminui a mastalgia (dor mamária)”, completa.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Fases da amamentação

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Atletas de 13 municípios brilham nas Paralimpíadas Escolares de MS

As Paraesc são a principal competição de esporte paralímpico em nível escolar no estado, funcionando como seletiva para a etapa nacional

Polícia

Funcionários são presos após furtar R$ 10 mil em produtos em Campo Grande

Suspeitos aproveitavam tanto do acesso ao sistema quanto do deposito para furtar joias, celulares e até vestimentas, itens alimentícios e de perfumaria

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo