A prefeitura e o hospital orientam população a buscar UBS para atendimentos não urgentes
Hospital realiza atualmente entre 5 mil e 6 mil atendimentos por mês / Divulgação
Na última terça-feira (14), uma reunião entre a Prefeitura de Bonito e o corpo clínico do Hospital Darci João Bigaton discutiu o elevado número de atendimentos hospitalares de baixa complexidade que deveriam ser realizados nas unidades básicas de saúde (UBSs).
Atualmente, o hospital registra entre 5 mil e 6 mil atendimentos mensais, com cerca de 140 pacientes por dia. Muitos desses casos são classificados como azul ou verde pelo Protocolo de Manchester, indicando baixa urgência, e poderiam ser resolvidos nas UBSs, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento indevido de casos simples no hospital tem causado sobrecarga à equipe médica, prejudicando o atendimento de pacientes em situações mais graves. Demandas como consultas de rotina, emissão de atestados e pedidos de exames estão sendo levadas ao hospital, comprometendo a eficiência do serviço.
Para reorganizar o sistema, foram definidas ações como campanhas educativas para a população, revisão dos horários e estrutura das UBSs, capacitação dos profissionais e acompanhamento constante dos dados de atendimento para ajustes técnicos.
A Prefeitura reforça seu compromisso em garantir um atendimento humanizado e eficiente, orientando que o hospital seja procurado apenas em casos urgentes, enquanto as UBSs atendem as demandas cotidianas.
O prefeito Josmail Rodrigues destaca: “Procurar o lugar certo para ser atendido é um gesto de responsabilidade com você e com o próximo. Estamos trabalhando para que o atendimento seja rápido e respeitoso para todos.”
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Economia
O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%)
Tempo
Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos
Voltar ao topo