22 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Projeto

Campanha combaterá violência sexual infanto juvenil no Carnaval

12 FEV 2020 - 18h00min
Assessoria/TJMS

Com a proximidade do Carnaval, festa popular muito esperada no país, as varas e coordenadorias da infância em todo o território nacional começam a buscar formas de evitar que crianças e adolescentes sejam alcançados pelas consequências das festividades, como embriaguez, gravidez indesejada, entre outros, além de serem vítimas de todo tipo de violência – principalmente a sexual.
 
Ciente da necessidade de campanhas esclarecedoras, já que a prevenção é a melhor atitude a ser adotada, a Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS estabeleceu parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) para realização de uma campanha durante os festejos do carnaval, com objetivo de prevenir e enfrentar a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul.
 
Ressalte-se que entre as ações do Comcex/MS no combate à violência sexual infantojuvenil figura a campanha de conscientização, com distribuição de panfletos elucidativos sobre a data da festa popular, visando a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
 
Assim, por intermédio da CIJ, o Tribunal de Justiça de MS forneceu apoio institucional à campanha com a impressão de 10.000 panfletos para serem distribuídos nos locais onde os foliões estarão durante as festividades.
 
Saiba mais

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

O carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo muito celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma, porém o carnaval não é uma invenção brasileira e sua origem remonta à antiguidade.
 
A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos.
 
No Brasil, o carnaval começou no período colonial e uma das primeiras manifestações foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc. O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX.
 
Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Por luto, postos de saúde de Anastácio serão fechados às 14h

2
Aquidauana

Incêndios às margens do Rio Aquidauana formam cenários de filmes de terror

3
Policial

Polícia identifica andarilho encontrado "mumificado"

4
Aquidauana

Moniely venceu seus medos para realizar entregas noturnas

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min20 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Valdemir Gomes

Entra...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo