27 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Câncer de próstata matou 215 pessoas em MS no ano passado

8 NOV 2016 - 19h23min
Governo do MS
Na tentativa de reduzir o número de óbitos por câncer de próstata em Mato Grosso do Sul- estado que registrou 215 mortes no ano passado-, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou na manhã desta terça-feira (8) a Campanha Novembro Azul, uma iniciativa que estimula a prevenção da doença e incentiva os homens a cuidarem da saúde. O trabalho de conscientização começou com os servidores da SES que puderam assistir à palestra ?Saúde Prostática?, ministrada pelo médico urologista Nelson Trad Filho.
 
O secretario de Estado de Saúde, Nelson Tavares, falou do preconceito com o exame de próstata, muitas vezes motivo de piada na sociedade, e afirmou que somente com conscientização é possível mobilizar os homens. ?Somente através da conscientização é que haverá procura por tratamento médico. E, claro, os serviços públicos precisam estar disponíveis à população?, ressaltou ele.
 
Durante o evento, o médico Nelson Trad explicou como acontece a doença e como ela pode ser diagnosticada, esclarecendo quais são os primeiros sintomas. Ele frisou ainda sobre a importância do exame do toque.
 
?Ele é extremamente importante porque só se consegue examinar a próstata por meio do toque, através do reto. Esse mito, esse preconceito tem que ser colocado para trás porque com o toque podemos descobrir precocemente as doenças, principalmente as malignas, que acometem o homem e muitas vezes levam a morte?, disse ele afirmando que apenas o exame de sangue não é suficiente para detectar o câncer.
 
Segundo Trad, se a doença for diagnosticada na fase inicial pode alcançar até 90% de chances de cura, com a realização da cirurgia, e explicou ainda que fatores hereditários podem contribuir para a doença.  ?O câncer de próstata está associado ao fator hereditário e também à alimentação indevida, incluindo carnes em excesso. Eu indico que o exame de próstata seja feito a partir dos 40 anos. A mulher se previne muito mais que o homem. O homem precisa acabar com o pensamento de que ele não terá a doença e precisa ter atitude. Muitas vezes as mulheres é que levam seus companheiros ao consultório médico?.
 
A secretária adjunta Crhistinne Gonçalves reafirmou que o momento é de reflexão e ressaltou a importância das mulheres no combate à doença. ?Não deveria, mas as mulheres ainda são os personagens principais nessa jornada. Somos importantes na busca pelo diagnóstico precoce?.
 
A palestra irá percorrer as secretarias do Governo do Estado e também cidades no interior  que já agendaram o evento.  No entanto, cada município terá sua programação específica. Conforme a SES, empresas privadas também podem solicitar a apresentação do médico. Pela segunda vez a SES realiza a campanha de prevenção anual.
 
Óbitos
 
Em 2015, a SES registrou 215 mortes por câncer de próstata em Mato Grosso do Sul. Foram notificados 35 casos na faixa etária entre 60 e 69 anos, 79 casos em idosos com idade entre 70 e 79 anos e mais de 101 mortes de pacientes com mais de 80 anos, o que demonstra claramente a idade como a principal porta de entrada para doença.

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Atenção ciclistas: tem onça-parda rondando região da MS-450

2
Policial

Após perseguição, polícia prende ladrão de carnes

3
Geral

Novo concurso da Polícia Civil em MS tem salários a partir de R$ 4,5 mil

4
Miranda

Morre ex-prefeito de Miranda Ivan Paz Bossay

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro Segunda Esperança

, - Anastácio/MS (67) 3326-2163
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Imobiliárias

Imobiliária Barros e Reis

Rua Marechal Mallet, 685 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3062 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo