Desde que o coronavirus chegou ao Brasil, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já registrou 14 casos suspeitos da doença no estado. Em breve, Mato Grosso do Sul deve receber os kits de diagnóstico do novo coronavírus e poderá fazer o teste em um labotarório regional. Isto será possível porque a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) começou nesta quarta-feira (4) a distribuição de kits de diagnóstico para os laboratórios espalhados pelo país.
Atualmente, além da Fiocruz, só laboratórios de três estados podem realizar o diagnóstico. Os kits começaram a ser produzidos após a identificação dos primeiros casos da doença no Brasil e previam a disseminação do novo coronavírus no território nacional.
Conforme informações da Agência Brasil, a Fiocruz tem capacidade de produzir de 25 mil a 30 mil testes por semana, e o ritmo deve atender a demanda estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Dentro de quinze dias, labotatórios de diversas regiões do país recebem os kits e a capacitação para o diagnóstico, incluindo Mato Grosso do Sul. A expectativa é que todos estejam preparados para realizar os testes em cerca de 20 dias.