23 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Dia Mundial do Cérebro é comemorado nesta quinta-feira

Nutricionista recomenda alimentos que melhoram a saúde do cérebro

22 JUL 2021 - 11h39min
Assessoria

O cérebro é responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo.  Por esse motivo, o órgão ganhou uma data especial no calendário. Nesta quinta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial do Cérebro. Para cuidar da saúde desse importante aliado, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, recomenda alimentos que ajudam a fortalecer a memória, melhoram a criatividade e previnem depressão, Alzheimer e Parkinson.

View Energy Solar_11

A primeira dica é o consumo de amendoim. A nutricionista aponta que a leguminosa é fonte de gorduras insaturadas, vitaminas A, B e E e minerais como folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio. “Uma alimentação rica em antioxidantes é essencial para a saúde do cérebro e protege contra os tumores cerebrais. Também melhora o ritmo da produção de energia. O ideal é consumir, no máximo, de 30 a 40 gramas por dia e de preferência no café da manhã. Pessoas alérgicas devem evitar o alimento”, alerta.

Outras alternativas são os alimentos ricos em ômega-3, como peixes (atum, sardinha, salmão, truta, tilápia e bacalhau), nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia e de linhaça.  Eles eliminam toxinas do cérebro e favorecem a formação de neurônios. Também amenizam os sintomas de depressão, melhoram a concentração, o aprendizado, a leitura, a interpretação e previnem o envelhecimento cerebral, além de agirem contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

As folhas escuras – couve, espinafre e agrião – desempenham um importante papel na oxigenação do cérebro. Também são ricas em vitaminas E e K e ácido fólico. “Esses nutrientes contribuem para a formação de esfingolipídios – uma gordura integrada nas células cerebrais – que protegem o cérebro e previnem contra Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especiarias como açafrão, salsinha, orégano, tomilho, alho e cravo da índia têm algumas funções parecidas e podem ser usados de forma moderada ao temperar as refeições”, afirma a nutricionista.

Para melhorar o humor e a criatividade, a orientação é variar o cardápio de frutas. “Procure comer banana, mamão, abacate e melancia. Elas aumentam a produção de serotonina, que também ajuda a controlar a ansiedade. Mau humor, sonolência, vontade de comer doces, irritabilidade e falta de concentração são sinais de baixa serotonina. Fique alerta! Outra sugestão que pode animar o dia é o consumo de laranja. Fonte de vitamina C, ela melhora a energia e diminui o estresse”, ressalta Tizziani.

A nutricionista destaca que uma alimentação equilibrada é indispensável para manter o bom funcionamento do cérebro. “Reduzir o consumo de bebidas industrializadas, açúcares e adoçantes, ketchup e bebidas alcoólicas promove mais qualidade de vida. Fumantes também devem ficar atentos, pois o cigarro aumenta o estresse e provoca derrames cerebrais. Cuide de sua saúde! Beba água e tenha noites reguladas de sono. Garanta o seu bem-estar!”, destaca Tizziani.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4444 (67) 99856-0000 www.opantaneiro.com.br
Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Supermercados

Mercearia e Bar da Praça

Manoel Antonio Paes de Barros, 760 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2757
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo