X
Saúde

Dia Mundial do Cérebro é comemorado nesta quinta-feira

Nutricionista recomenda alimentos que melhoram a saúde do cérebro

Divulgação assessoria

O cérebro é responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo. Por esse motivo, o órgão ganhou uma data especial no calendário. Nesta quinta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial do Cérebro. Para cuidar da saúde desse importante aliado, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, recomenda alimentos que ajudam a fortalecer a memória, melhoram a criatividade e previnem depressão, Alzheimer e Parkinson.

A primeira dica é o consumo de amendoim. A nutricionista aponta que a leguminosa é fonte de gorduras insaturadas, vitaminas A, B e E e minerais como folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio. “Uma alimentação rica em antioxidantes é essencial para a saúde do cérebro e protege contra os tumores cerebrais. Também melhora o ritmo da produção de energia. O ideal é consumir, no máximo, de 30 a 40 gramas por dia e de preferência no café da manhã. Pessoas alérgicas devem evitar o alimento”, alerta.

Outras alternativas são os alimentos ricos em ômega-3, como peixes (atum, sardinha, salmão, truta, tilápia e bacalhau), nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia e de linhaça. Eles eliminam toxinas do cérebro e favorecem a formação de neurônios. Também amenizam os sintomas de depressão, melhoram a concentração, o aprendizado, a leitura, a interpretação e previnem o envelhecimento cerebral, além de agirem contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

As folhas escuras – couve, espinafre e agrião – desempenham um importante papel na oxigenação do cérebro. Também são ricas em vitaminas E e K e ácido fólico. “Esses nutrientes contribuem para a formação de esfingolipídios – uma gordura integrada nas células cerebrais – que protegem o cérebro e previnem contra Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especiarias como açafrão, salsinha, orégano, tomilho, alho e cravo da índia têm algumas funções parecidas e podem ser usados de forma moderada ao temperar as refeições”, afirma a nutricionista.

Para melhorar o humor e a criatividade, a orientação é variar o cardápio de frutas. “Procure comer banana, mamão, abacate e melancia. Elas aumentam a produção de serotonina, que também ajuda a controlar a ansiedade. Mau humor, sonolência, vontade de comer doces, irritabilidade e falta de concentração são sinais de baixa serotonina. Fique alerta! Outra sugestão que pode animar o dia é o consumo de laranja. Fonte de vitamina C, ela melhora a energia e diminui o estresse”, ressalta Tizziani.

A nutricionista destaca que uma alimentação equilibrada é indispensável para manter o bom funcionamento do cérebro. “Reduzir o consumo de bebidas industrializadas, açúcares e adoçantes, ketchup e bebidas alcoólicas promove mais qualidade de vida. Fumantes também devem ficar atentos, pois o cigarro aumenta o estresse e provoca derrames cerebrais. Cuide de sua saúde! Beba água e tenha noites reguladas de sono. Garanta o seu bem-estar!”, destaca Tizziani.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Portal ficará indisponível até sábado, 30

Economia

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo