04 de dezembro de 2021
Anuncie Aqui
Live do Prosseguir

Eduardo Riedel atualiza os mapas de risco e comenta sobre desobrigar uso de máscaras

Aquidauana e Miranda aparecem na cor amarela, que indica grau tolerável contra a covid-19

15 OUT 2021 - 12h39min
João Marcelo Correia Sanches

Em meio a números animadores relacionados à covid-19 em Mato Grosso do Sul, o presidente do comitê gestor do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, atualizou nesta manhã as bandeiras com os graus de risco, válida do dia 14 até o dia 27 de outubro. Na coletiva realizada hoje pela manhã, Riedel também comentou sobre a liberação do uso de máscaras.

Oral Sin - Novembro Azul - 5

Antes de apresentar as classificações dos 79 municípios do Estado, o secretário afirmou que 61% dos sul-mato-grossenses já se encontram totalmente imunizados, seja com a segunda dose ou com a dose única, e que tanto o número de mortes (-62) quanto o de internações (-57) tiveram uma queda considerável em comparação com o mês de setembro.

Já na análise dos mapas, Aquidauana e Miranda são os municípios da região que se encontram em melhor situação contra o coronavírus, sendo colocas na faixa de risco amarela, considerada “tolerável”. Anastácio aparece na cor laranja, com grau médio, e Dois Irmãos do Buriti ainda é um dos poucos municípios do Estado a apresentar risco alto para a doença.

Várias regiões de MS avançaram para o grau tolerável nesta atualização

Riedel comentou sobre a retomada das atividades, principalmente no setor de comércio, e ressaltou novamente a importância dos imunizantes na conquista de dados tão positivos.

“Sem dúvida que o grau de atividade das pessoas é maior, a aglomeração é maior, mas o resultado em relação às consequências é bem menor, e isso se deve certamente à vacinação”, afirmou o secretário.

Ainda sobre a retomada, o presidente do Prosseguir falou sobre o retorno das aulas 100% presenciais na rede estadual; o auxílio financeiro do programa Incentiva+ Turismo – que já conta com 475 microempreendedores individuais (MEIs) e 137 guias turísticos cadastrados –; as 1738 inscrições para o programa MS Cultura Cidadã, das quais 987 já foram aprovadas; e a isenção de IPVA para bares e restaurantes até o ano que vem.

Neste cenário que se aproxima da antiga normalidade, Riedel afirmou que nos próximos encontros do Prosseguir o tema da obrigatoriedade das máscaras deve começar a ser discutido, mas enfatizou que isso vai depender da manutenção e melhora dos números atuais.

“É cedo ainda pra gente discutir retirada de máscara em ambientes fechados ou de aglomeração, mas a discussão é natural que venha para ambientes abertos, dado que a evolução da vacinação continua num ritmo bom”.

O uso dos equipamentos de proteção facial é obrigatório desde o dia 22 de junho de 2020, quando o governo divulgou decreto estabelecendo a exigência para que a população pudesse frequentar órgãos públicos, utilizar ônibus e adentrar estabelecimentos privados de acesso coletivo, que incluem restaurantes, shoppings e supermercados. Especialistas afirmar que ainda é cedo para tal medida, visto que novas variantes do vírus ainda podem surgir.

Uso de máscaras e higienização de mãos e objetos com álcool em gel não é sacrifício algum e deve ser continuadoUso de máscaras não é sacrifício algum e deve ser mantido, assim como a higienização das mãos e objetos com álcool em gel

Por fim, o secretário foi perguntado novamente sobre o passaporte da vacina e respondeu dizendo que a iniciativa segue descartada. "Entendemos, no momento, em função dos resultados, que não precisamos do passaporte [da vacina]. Não que a gente não tenha que tomar essa providência, de repente, lá para frente. Mas a gente tem mostrado aqui, uma redução de casos, zeramos óbitos, uma redução de internação. Então, a gente está muito seguro dessa decisão", finalizou.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acusado de estuprar a sobrinha, homem é condenado a 20 anos de prisão

2
Charges

Trombadinha

3
Aquidauana

Confira as vagas da Casa do Trabalhador nesta sexta-feira

4
Policial

Empresário de Maracaju é apontado como 'El Patrón' do tráfico

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
2,60m
Paraguai
0,34m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

Nova variante do coronavírus

Valdemir Gomes

De...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Médicos

Vitor Maksoud - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 499 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2422
Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Ver Mais
Supermercado Seriema - Sabadão da Economia - 04Dez
2
Entre em nosso grupo