Devido à proximidade do verão, marcado pelo aumento das temperaturas e a chegada das chuvas - que contribuem para a proliferação dos mosquitos - a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores do Departamento de Vigilância em Saúde, está intensificando a partir desta semana as ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e da Zika.
Os trabalhos incluem visitas casa a casa e vistorias em imóveis que se encontram fechados ou abandonados.
Entre os meses de maio e agosto de 2019 o setor de endemias realizou 16760 visitas a imóveis (40 deles com focos do mosquito); 129 aplicações de larvicida e 372 remoções de depósitos (controle mecânico)
As ações de controle são executadas de forma permanente o ano todo, mesmo no inverno, época em que o número de casos diminui devido à queda das temperaturas.
SAÚDE PEDE O APOIO DA POPULAÇÃO
De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana Corrêa, mesmo com o número máximo de servidores disponíveis trabalhando nas ruas, o apoio da população continua sendo fundamental para reduzir o número de casos, evitando a ocorrência de epidemia.
VEJA COMO ELIMINAR O MOSQUITO EM CASA
Os depósitos preferencias para os ovos do Aedes aegypti são recipientes domiciliares com água parada. Os principais exemplo, entre outros, são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados.
Alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir são:
Tampar caixas d’água, toneis e latões
Manter limpos os bebedouros de animais
Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
Guardar pneus em lugar abrigado
Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
Não acumular água nos vasos de plantas
Manter a piscina tratada durante todo o ano
Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas
