20 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Cooperação

Em Corumbá, Saúde promove Dia D de vacina antirrábica

Projeto espera vacinar 35 mil cães e gatos em quatro cidades da fronteira

26 SET 2021 - 07h52min
João Marcelo Correia Sanches

Neste sábado (25), o Ministério da Saúde lançou o Dia D de vacinação contra a raiva, e as cidades contempladas pelo projeto em 2021 foram Corumbá e Ladário. A ideia da pasta é promover uma cobertura vacinal elevada e homogênea tanto nas cidades brasileiras quanto nos municípios vizinhos na Bolívia, interrompendo assim a transmissão da doença.

Delivery Amorim_11

A expectativa é que 35 mil cães e gatos na região fronteiriça sejam imunizados. Do lado boliviano, a ação ocorre em Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Desde 2017, os dois países cooperam para eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos. Nenhum caso da enfermidade foi registrado neste ano, mas quatro cães foram testaram positivo para a variante ocasionada por animais silvestres.

“Nós estamos iniciando hoje, em um evento binacional na fronteira entre Brasil e Bolívia, a campanha nacional de vacinação contra raiva. Essa é uma importante ação de saúde pública, na qual queremos atingir uma cobertura vacinal acima de 70% entre cães e gatos", disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, durante a abertura do evento em Corumbá (MS).

O governo investiu R$ 49 milhões para a aquisição do imunizante e está prevista a distribuição de cerca de 30 milhões de doses para todas as unidades da Federação.

Para vacinar o animal, basta o tutor levá-lo até o posto mais próximo, com documentos pessoais e, preferencialmente com a carteira de vacinação do pet. As vacinas são fornecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde informou que entre 2010 e 2020, foram registrados 39 casos de raiva humana. Desses, nove tiveram o cachorro como animal agressor, 20 por morcegos, seis por outros animais silvestres e quatro por felinos.

"Alguns sinais podem indicar a ocorrência de raiva em cães, como alterações de comportamento, falta de apetite, desatenção, elevação da temperatura, aumento das pupilas, reflexo dos olhos lentos. Conforme a doença se agrava, também é possível perceber a dificuldade em engolir, salivação em excesso, falta de coordenação das patas e paralisia. A partir dessa etapa, a raiva costuma evoluir rapidamente para o óbito", informou o ministério.

Vale destacar que o titular da pasta da Saúde, Marcelo Queiroga, não pode acompanhar o lançamento do projeto porque segue cumprindo isolamento em Nova York, após ter sido diagnosticado com covid-19 enquanto fazia parte da comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos.

(Com informações da Agência Brasil)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ossada humana é encontrada e desenterrada de obra de hospital

2
Policial

Professor acusado de estupro segue recebendo salário como funcionário ativo

3
Entretenimento

Tempestade de areia assusta elenco de "Pantanal"

4
Policial

Propriedade rural motiva sequestro de idoso no MS

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4444 (67) 99856-0000 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo