07 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Covid 19

Em discussão no Congresso Nacional, vacinação já é realidade nos fins de semana e feriados em MS

1 MAI 2021 - 16h07min
Governo MS

Referência nas ações de enfrentamento ao Coronavírus, Mato Grosso do Sul realiza desde fevereiro, após a chegada das vacinas, a Campanha de Imunização Contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. A estratégia é avançar no processo de imunização dos grupos prioritários e evitar novas contaminações. A parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios deu certo que ajudou o Estado a figurar entre os estados que mais vacinam no país.

Assim, em âmbito nacional, o Senado aprovou o Projeto de Lei que obriga os postos de vacinação a funcionarem diariamente, inclusive em fins de semana e feriados, na ocorrência de epidemias e situações de calamidade na saúde pública, incluindo a atual pandemia da covid-19.

Para o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, a medida é extremamente necessária pois permite que pessoas do grupo prioritário possam se vacinar fora do horário de trabalho e consequentemente evita aglomerações em unidades de saúde.

“Mas na prática para nós não muda nada, pois saímos na frente e adotamos esta iniciativa. A abertura nos fins de semana e feriados, se comprovou necessária e com resultados positivos, pois intensificou a campanha de vacinação em nosso Estado. Assim, chegamos a ficar em primeiro lugar no país por várias semanas com melhor vacinação”, pontua Resende.

Diante do sucesso da iniciativa no Estado, Geraldo Resende pede que os prefeitos e prefeitas, secretários (as) municiais de saúde continuem o processo de imunização nos fins de semana e feriados. “Com as novas doses que chegaram do Ministério da Saúde nesta semana, nós podemos avançar ainda mais no processo de imunização em nosso Estado, por isso, conto com a parceria dos municípios para que intensifiquem a vacinação. E repito: ‘lugar de vacina é no braço e não na geladeira’”!

A proposta

O projeto aprovado pelo Senado determina que a vacinação, nos casos descritos, ocorra todos os dias até que se atinjam as metas definidas pelos respectivos planos de ação para cada grupo, em cada fase de vacinação.
Segundo a proposta, a vacinação poderá ser interrompida caso não haja vacina em estoque ou nos casos em que for necessária a reserva de segunda dose para aplicação subsequente nos grupos em que foram ministradas doses anteriormente.

Outro ponto da proposta considera a possibilidade para a não vacinação em fins de semana e feriados, caso haja inviabilidade técnica e justificada para tanto, fato que deverá ser avaliado pelo gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS). A discussão seguiu agora, para a análise na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Professor Ivan Arruda se torna mais uma vítima da Covid-19

2
Policial

PMA autua morador em R$ 5 mil em Anastácio

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Geral

Na Bolívia, homem é queimado vivo e mulher espancada por moradores de comunidade de Potosí

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min13 max23

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min13 max23

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,18m
Miranda
3,43m
Paraguai
1,74m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3606 www,bb,com.br
Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/1602
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo