Com estoque em baixo nível – já zerado para O- e O+ –, a Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul recebe 217 bolsas de sangue vindas de nordeste brasileiro. O Estado do Ceará cedeu parte da sua própria reserva para atender as tipagens A+, A-, B+ e B- sul-mato-grossenses.
Entretanto, não foram encontradas bolsas de sangue dos tipos O- e O+ em nenhuma outra unidade federativa. Isso significa que MS continua em situação de emergência, com seu estoque zerado para essas duas tipagens sanguíneas.
Vindas do Ceará, o Governo Estadual ganhará 143 bolsas A+; 22 bolsas A-; 50 bolsas B+ e 2 bolsas B-. Doações mais que bem-vindas, esse procedimento de remanejamento de bolsas é comum pelo Brasil. Ainda não se sabe quando as bolsas chegam em MS.
Explicação – Mayra Francesch, gerente de relações públicas da instituição, afirma que desde o começo da pandemia, os estoques vêm sofrendo quedas. Fatores como o tempo seco, baixo índice de umidade relativa do ar, a própria pandemia de Covid-19 e vacinação em massa têm influenciado de maneira negativa a manutenção dos estoques de sangue no Hemosul.
"Todas as tipagens são importantes. Então, se está saudável, pesa a partir de 55kg, tem entre 16 a 69 anos (menores precisam estar acompanhados do responsável legal) e pode vir doar, nós precisamos de você", apela a coordenadora geral da rede, Marli Vavas.
Como doar? – São os seguintes critérios para doação:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Ter 55kg ou mais;
- Não ter tomado vacinas recentemente;
- Estar bem alimentado;
- Não tomar certos tipos de medicamentos (consulte seu médico);
- Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, doença de Chagas, hepatite, HIV/AIDS, sífilis, etc.;
- Homens podem doar até 4 vezes por ano; já as mulheres, até 3 vezes.
Endereços e horários de funcionamento da Rede Hemosul em MS podem ser conferidos no site da instituição. Na região pantaneira, o Hemosul Aquidauana fica na rua Duque de Caxias, 2061 – bairro Alto. Consulte informações pelo telefone (67) 3241-7578 antes de se dirigir ao local.