X
Cuidados

Férias: especialista alerta para os cuidados durante o período de descanso

Confira as dicas para manter os bons hábitos em saúde

Foto: F5 NEWS

Durante as férias, a prevenção e manutenção da saúde são fundamentais para aproveitar os dias de descanso com qualidade de vida.

Para muitas pessoas, sair de férias significa mudar a rotina. Em muitos casos, acontecem uma pausa nos exercícios, alimentação regrada e outros hábitos que fazem bem para o corpo e a mente.

O médico generalista que atende pela Cassems, Ronaldo Costa, dá dicas para manter os bons hábitos em saúde durante esse período.

Aumento da Temperatura:
“Durante o verão, é preciso ter atenção para as altas temperaturas. Ficamos mais expostos ao sol e ao calor, o que pode ser prejudicial à saúde e causar desidratação, insolação, lesões de pele e queimaduras. É importante usar os filtros solares com pelo menos 30 de fator de proteção”.

Alimentação:
“Nesse período, é importante dar preferência para o consumo de alimentos que funcionam como repositores de sais que, comumente, perdemos com a transpiração, como verduras, legumes, frutas e sucos. A alimentação deve ser leve e com intervalos regulares. Devemos comer alimentos menos calóricos, mais vezes ao dia”.

Atividade física:
“O mais correto é o equilíbrio entre repouso e atividade física, seja em casa ou em uma viagem, por exemplo. A recomendação é para manter uma rotina de exercícios que permitam manter a massa muscular, sem gerar fadiga e lesões por excesso de exercícios, ou gerar atrofia muscular e perda de massa, pela falta deles. Em uma viagem, o indivíduo pode agregar exercícios físicos com a possibilidade de passeios em lugares diferentes, como em caminhadas ou trilhas”.

Cuidado com as crianças:
“As crianças devem ter a chance de sair de uma rotina bastante exaustiva e disciplinada do período de aulas para vivenciarem experiências diferenciadas. Para tanto, é preciso que os pais promovam esse acesso por meio do contato com a natureza, atividades que as levem a se movimentar e demais alternativas que as ajudem a ter uma vida mais saudável no dia-a-dia. Do ponto de vista da saúde, as crianças devem ter alimentação leve, equilibrada, que garanta energia para esportes, passeios, além de uma hidratação adequada”.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Obras

Ribas do Rio Pardo abre licitação para pavimentação e drenagem em bairro

Esta obra faz parte da segunda fase de um projeto maior de infraestrutura

Trânsito

Motorista morre em colisão com caminhão que transportava pintinhos em Sonora

Idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo