Doar sangue é um ato de amor e pode salvar muitas vidas. Por isso, neste sábado o Hemonúcleo pede a todos que podem doar sangue para comparecer ao centro, que fica ao lado do Posto da Duque, e faça esse ato de amor. A campanha de doação vai começar às 8 horas e vai até às 16 horas. Uma equipe super profissional vai esperar por todos. Orientações podem ser obtidas na hora, mas vale verificar se você está apto para doar.
Para ser doador a pessoa precisa gozar de plenas condições físicas. Estar se sentindo bem, com a saúde em dia. Ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 quilos. Candidatos com idade de 16 e 17 anos só podem doar com o consentimento formal e a presença do responsável legal para cada doação.
No dia da doação, além de levar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, é recomendável não estar em jejum, ter repousado no mínimo 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação também é importante. Assim, como evitar alimentos gordurosos.
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como: aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, além de usuários de drogas, estão proibidos de doar sangue.
Após coletado, todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.