O primeiro idoso a ser vacinado no Asilo São Francico em Aquidauana, será o seu Liberato Olinda, um senhor de 100 anos.
Antes de chegar ao Asilo, seu Liberato morava na área rural de Anastácio com um amigo. Por conta da idade, ele precisou ser transferido para o Asilo, porque esse amigo já não conseguia mais cuidar do amigo sozinho. A transferência para a atual moradia, aconteceu em novembro de 2018 por intermédio da Assistência Social.
Nós estivemos no Asilo, onde conversamos com a Diretora do local, a Maristela Prado, que nos contou um pouco sobre como será a vacinação para o grupo de risco.
De acordo com a Maristela a escolha do seu Liberado em ser o primeiro idoso morador do local a tomar a vacina contra a Covid-19, foi por conta da idade dele, por ter 100 anos, o senhor será primeiro a tomar a dose para se imunizar, "Nossa escolha foi justamente por conta da idade que ele se encontra, mesmo que todos sejam vacinados, vamos começar por ele", afirmou a diretora.
"Nós ficamos 30 dias isolados aqui dentro, sem ter contato com ninguém durante o auge da pandemia", afirmou a diretora, após mencionar que 2 idosos foram infectados pelo Coronavirus. "Graças a Deus eles foram assintomáticos, um alívio", concluiu Prado.
Hoje no local, nenhum dos idosos tem o contato com alguém de fora, principalmente com familiares, justamente para evitar o contato direto com alguém que possa estar com o vírus. "Às vezes conseguimos ligar para um ou outro familiar para que eles possam matar saudade", afirmou Maristela.
No momento dois funcionários do asilo estão afastados porque estão com sintomas da doença, "essa vacina vai ser um alívio para todos nós aqui, podemos ficar mais tranquilos em relação a transmissão desse vírus", completou a responsável pelo abrigo.
Atualmente o lugar acolher cerca de 30 idosos, e é mantido com recursos do município e com ajuda de doações. Nesta quarta-feira (20), todos os moradores e funcionários do local tomarão a primeira dose da vacina Coronavac, que chegou ontem a Mato Grosso do Sul.