17 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Lei manda bombeiros levar vítima com plano de saúde direto à rede privada

14 DEZ 2016 - 11h47min
Campo Grande News
As vítimas socorridas pelo Corpo de Bombeiros que tenham plano de saúde devem ser levadas de forma direta a hospitais privados em Mato Grosso do Sul. A determinação consta na Lei 4.947, que foi sancionada nesta quarta-feira (dia 14) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
 
Segundo a legislação, ?a condução das vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, que possuam planos de saúde, deverá ser efetuada de forma direta aos hospitais privados conveniados, desde que estes possuam as condições adequadas para o tratamento necessário?.
 
O projeto de lei é do deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) e a justificativa é diminuir a superlotação em hospitais públicos. A expectativa é que o paciente esteja consciente e esclareça a equipe sobre ter ou não plano de saúde. Porém, essa orientação não consta na lei publicada.
 
Segundo a legislação, o paciente que possuir cobertura de plano de saúde, com a respectiva resolutividade para seu caso, que der entrada, de forma espontânea, para internação ou atendimento pela rede pública hospitalar será transferido para a rede privada, tão logo seu quadro de saúde permitir e o médico responsável autorizar.
 
Essa remoção ficará a cargo do respectivo plano de saúde. A transferência somente será efetuada pelos serviços públicos de atendimento urgência e emergência móvel em caso de impossibilidade justificada.
 
Na justificativa do projeto, o deputado afirmou que a lei vai desafogar o fluxo de comunicação entre o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e central de regulação médica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); redução do tempo de empenho do médico regulador avaliando qual unidade de saúde será enviado a vítima.
 
Além de redução de retenção das viaturas de emergência do Corpo de Bombeiros comumente ocasionada pela falta de macas nas unidades de saúde pública superlotadas; e distribuição racional de vítimas entre os hospitais públicos e privados.
 
De acordo com o coordenador do Samu, Djalmir Seixas César, o serviço, que trabalha em parceria com os bombeiros, não foi ouvido e nem comunicado sobre a mudança. O Samu é de competência municipal. A reportagem entrou e contato com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros e aguarda retorno.

View Energy - Setembro21_09
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Duas vítimas fatais já foram identificadas em naufrágio corumbaense

2
Geral

Novo alerta: sem vendaval, chuva vem forte para 15 cidades de MS

3
Geral

Encontrado novo corpo do naufrágio de barco no Rio Paraguai

4
Geral

Seis das 7 vítimas do naufrágio em Corumbá já foram encontrados

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
min16 max29

Anastácio

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Faça...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Auracélia da Silva Marques Barbero

Rua 07 de Setembro, 1193 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665 / 998
Restaurantes

Churrascaria O Laçador I

AV. Integração, 601 centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0114
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo