05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Máscaras devem ter três camadas de tecido para evitar a contaminação do novo coronavírus

Professora do curso de enfermagem da UEMS ressalta a importância de utilizar o equipamento de segurança

21 JUN 2020 - 12h43min
Governo do Estado

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou no início do mês de junho uma atualização para o uso de máscaras de tecido. Uma das principais formas de prevenção de contaminação da Sars-CoV-2, o novo coronavírus, o item de segurança deve ter três camadas de tecido para evitar a disseminação no cotidiano.

Delivery Amorim_02

De acordo com a orientação da OMS, as máscaras de tecido precisam ser confeccionadas com uma camada interna de algodão, outra camada externa de material hidrofóbico, como o poliéster, e uma camada intermediária feita de material sintético, entre eles, o polipropileno.

A professora do curso de enfermagem da UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ana Lúcia Marran, explica que as máscaras são tão importantes para diminuir o contágio, que a OMS decidiu emitir uma orientação para a fabricação baseada em evidências científicas. “Essas máscaras são indicadas para o uso da comunidade em geral na prevenção da Covid-19 e precisam ter três camadas de tecido. A que fica em contato com a pele deve ser de um tecido de algodão 100%, a camada do meio deve ser de tecido sintético, como TNT ou usa-se outra camada de tecido de algodão 100%. A camada externa deve ser de um tecido que não absorva água, como o poliéster. Um exemplo de tecido poliéster que pode ser utilizado é o oxford”, ressalta.

Outro ponto importante, de acordo com a professora, é que as máscaras devem ser justas e no tamanho adequado para cada pessoa. “Os tecidos devem ter tramas bem fechadas e nunca utilizar tecido com elastano, porque quando a máscara é colocada no rosto ela estica”, indica Ana Lúcia.

As máscaras devem ainda cobrir nariz, boca e queixo, além de serem acompanhadas de hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar contato próximo a outras pessoas, em especial aglomerações. “Quando elas apresentam desgastes, já não está ficando bem justa, o elástico já não está tão firme, é necessário descartar a máscara”, frisa.

Higienização da máscara

A higienização da máscara de tecido é de extrema importância e deve ser feita logo após o uso. Para deixar o item de proteção limpo, remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente, que pode estar contaminada, em seguida faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água, por exemplo, 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável. 

Após a água sanitária, lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente.

É importante lembrar que a máscara de tecido tem efeito contra o coronavírus por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Estação Rodoviaria

Rua Estevão Alves Correa, Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2158
Hotéis

Hotel e Restaurante do Gaúcho

João de Almeida Castro, 186 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6064
Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo