08 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Cuidado

Novembro Roxo sensibiliza para a prematuridade de bebês

Qualquer nascimento que ocorra após 20 semanas de gestação e antes das 37 semanas completas é considerado prematuro

21 NOV 2019 - 08h19min
Governo do MS

A adaptação das cores aos doze meses do ano para promover a conscientização e ampliar a informação para alguma causa relevante, tem ganhado cada vez mais força. Além do azul, que promove a saúde do homem, o mês de novembro também carrega uma bandeira de cor roxa, que promove a conscientização sobre a prematuridade dos bebês.

O Dia Mundial e Estadual da Prematuridade foi celebrado no dia 17 de novembro, porém durante todo o mês, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebes Prematuros – ONG Prematuridade.com – através de representantes de todo Brasil, promovem ações visando alertar para o crescente número de partos prematuros, como preveni-lo e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebe?, para a família e para toda sociedade.

Na Maternidade Cândido Mariano, por exemplo, de uma média mensal de 800 nascimentos, cerca de 40 a 60 bebês vão para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A instituição junto ao Hospital Regional e Santa Casa, promovem ao longo do mês, ações para conscientizar sobre a causa. “Chamar atenção para o número de casos de parto prematuro e sensibilizar para a prevenção. O foco é o pré-natal, que junto a bons hábitos e cuidados da própria gestante podem evitar o parto antes da hora”, destaca a psicóloga Jackeline Medeiros que dá suporte aos pais de filhos prematuros na maternidade.

Qualquer nascimento que ocorra após 20 semanas de gestação e antes das 37 semanas completas é considerado prematuro. O nascimento de prematuros no Brasil corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, segundo os dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde. “Esses bebês precisam de cuidados especiais, na maioria dos casos em UTI Neonatal, porque eles apresentam risco de morte e sequelas futuras três vezes mais que um não prematuro”, afirma a psicóloga da Maternidade.

Mãe de Prematuro

Representante da ONG Prematuridade há três anos em Mato Grosso do Sul, a professora Karen Deduch abraçou a causa e decidiu levantar essa bandeira depois de passar 81 dias no hospital com o filho Miguel, nascido em 2013 de 28 semanas de gestação.


Ela conta que na época estava com pré-natal em dia, exames em dia, no entanto teve um parto prematuro devido a uma infecção. “Pouca gente sabe que as infecções, dentária, urinária, e até infecção na unha pode ocasionar em um parto prematuro”.

Junto a outras mães de bebês prematuros, Karen celebra uma conquista que veio em 2017 através do Projeto de Lei 5.102 que instituiu no calendário oficial do Estado, o Dia Estadual da Prematuridade. “A cada ano estamos lutando para ampliar as políticas públicas, para o bem-estar da família, e evitar nascimentos prematuros”, destaca.

ORIGEM

Iniciada em Roma, na Itália, através da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), a campanha no Brasil surgiu há 5 anos com a ONG Prematuridade.com.

O roxo simboliza SENSIBILIDADE e INDIVIDUALIDADE, características que são muito peculiares aos prematuros. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação.

Um estudo realizado pela ONG, entre outubro de 2016 e junho de 2019, a partir de dados compartilhados por 3 mil pais, familiares e amigos de bebês que nasceram prematuros no Brasil, mostra que 12,4% dos prematuros ficaram com sequelas sendo que a dificuldade motora é a mais comum, com 40,1% dos casos. Em seguida aparecem os problemas respiratórios com 34,4%, a dificuldade visual com 21,4% e as dificuldades nutricionais e alimentares com 14,5%.

Das quatro dificuldades motoras apresentadas, as mais citadas foram a paralisia cerebral (16,7%), atraso no andar (16%), atraso motor (12,4%) e não andaram (8,7%).

A ONG desenvolveu um manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar. Faça o download aqui. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Em Anastácio, motociclista é jogado pra fora da pista após pneu estourar

2
Aquidauana

Exemplo de garra, professora Nara luta contra o terceiro câncer em meio a pandemia sem perder a fé

3
Geral

Após serem jogados pra fora da pista, pai e filho recebem alta de hospital

4
Geral

Voo que vinha de São Paulo para Campo Grande não consegue pousar por conta do mau tempo

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
min14 max26

Anastácio

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,06m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo