X
Cenário Extraordinário

OMS diz que varíola dos macacos é caso de emergência global

A entidade levou em consideração o cenário "extraordinário" da doença, que já chegou a mais de 70 países

OMS se preocupa com avanço da varíola dos macacos / Reprodução

A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse neste sábado (23), que a varíola dos macacos é caso de emergência global. O avanço da também chamada de "monkeypox' leva preocupação as autoridades de saúde. Em MS, sete casos já foram notificados.

Em reportagem extensa do Estadão foi dito que a entidade levou em consideração o cenário "extraordinário" da doença, que já chegou a mais de 70 países. A emergência pode desencadear alertas contra a propagação do vírus e propiciar investimentos em pesquisas que investiguem as causas da doença e tratamentos eficazes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, decidiu emitir a declaração apesar da falta de consenso entre os membros do comitê de emergência da organização. Foi a primeira vez que o chefe da agência de saúde da ONU tomou tal ação.

"Em suma, temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo por meio de novos modos de transmissão sobre os quais entendemos muito pouco e que atendem aos critérios das regulamentações internacionais de saúde", disse Tedros. "Sei que este não foi um processo fácil ou direto, e que há opiniões divergentes entre os membros do comitê", acrescentou o diretor-geral.

Ainda segundo a Agência, nos EUA, alguns especialistas especulam se a varíola dos macacos pode estar prestes a se tornar uma doença sexualmente transmissível arraigada no país, como gonorreia, herpes e HIV. " A conclusão é que vimos uma mudança na epidemiologia de Monkeypox, onde agora há transmissão generalizada e inesperada'', disse o Dr. Albert Ko, professor de saúde pública e epidemiologia da Universidade de Yale.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Atleta paralímpica de Aquidauana conquista vaga no Bolsa Atleta

Yzarrara foi selecionada na competição de parabadminton do ano passado

Trânsito

Ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá será interditada às 17h

Trecho recebe primeira etapa da concretagem na obra de recuperação da ponte

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo