17 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Pesquisa aponta homens adultos como grupo de risco para doenças cardiovasculares em MS

9 DEZ 2016 - 19h51min
Diogo Rondon, Assessoria Fundect
Estamos vivendo cada vez mais, a expectativa de vida aumenta no ritmo dos avanços da medicina, porém, viver mais nem sempre é sinônimo de viver bem. Ainda hoje, nota-se a adoção de estilo de vida sedentário, dietas inadequadas e a insegurança alimentar por grande parte da população, contribuindo com o aumento do sobrepeso e obesidade e dando espaço às doenças crônicas.
 
A situação nutricional da população é mais crítica e menos conhecida quando se trata dos homens, pensando nisso a pesquisadora e nutricionista Vivian Rahmeier Fietz, desenvolveu o projeto de pesquisa ?Fatores de Risco para doenças cardiovasculares em homens adultos e idosos?.
 
O projeto tem como objetivo verificar a situação nutricional por meio do IMC (Índice de Massa Corporal) e RCQ (Razão Cintura/Quadril) em homens adultos e idosos do município de Dourados (MS), além de verificar os níveis pressóricos, glicemia e orientar sobre a necessidade da adoção de hábitos mais saudáveis em relação ao estilo de vida.
 
O projeto de pesquisa é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
 
De acordo com Vivian, foram coletados dados a partir de questionário e fornecidas orientações por meio de cartilha explicativa.
 
As orientações basearam-se principalmente em relatar os resultados da situação nutricional, pressão arterial e glicemia. Na sequência, foram realizadas orientações individualizadas abordando a necessidade da adoção de alimentação saudável (principalmente em relação ao consumo de doces, frituras e sal) e a necessidade de atividades físicas.
 
?Na primeira etapa foram atendidos 210 homens acima de 40 anos de idade. Na continuidade já atingimos mais de 600 participações. De maneira geral, notou-se que os homens mais jovens, até 40 e 50 anos, são menos preocupados com seu estado de saúde do que aqueles acima de 60 anos. Grande parte não tinha conhecimento algum de seu estado de saúde e jamais haviam verificado níveis pressóricos ou glicêmicos?, afirma Vivian.
 
Os mais jovens (adultos) apresentaram índices de IMC e RCQ maiores do que os idosos, também realizavam menos atividade física regular e, quando ocorria, resumia-se a jogo de futebol (acompanhado de churrasco e cerveja). ?O principal motivo do desconhecimento foi pela falta de tempo. Além disso, os mesmos trabalhavam nos horários que seria possível fazer uma consulta com nutricionista, médica ou enfermagem. Também ficou clara a despreocupação, pois relatavam se sentir bem, no entanto, se queixavam do desconforto por causa do sobrepeso ou obesidade?, explica.
 
Os mais velhos (idosos) relataram fazer consultas regularmente, pois tinham mais tempo e realmente estavam preocupados em viver um pouco mais e com qualidade.
 
Os trabalhos foram realizados em supermercados, nos finais de semana ou feriados, quando um número maior de homens sai às compras.
 
?Como conclusão geral, observou-se que a maioria dos homens apresentou sobrepeso e relataram o consumo de alimentos com alta densidade calórica, além de sal e açúcar em excesso. Percebeu-se que os homens, de maneira geral, têm deixado sua saúde em segundo plano e incrementado mais o prazer de comer e beber?, conclui Vivian.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Temporal em Aquidauana derruba árvores, estruturas e assusta moradores

2
Policial

Funcionário é pego tentando furtar picanhas tipo exportação de frigorífico

3
Aquidauana

Camionete de médico aquidauanense é atingida por árvore durante temporal

4
Geral

Embarcação com 21 pessoas naufraga no Rio Paraguai

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min16 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Pousadas

Pousada Aguapé

Estrada da Margem Esquerda, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036 / 9986 www.pousadaaguape.com.br
Distribuidoras de Gás

Liquigás - Lig Gás

Rua Oscar Trindade de Barros, s/n Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2323
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo