SES atua com vigilância ativa e resposta rápida a casos suspeitos
SES segue protocolo nacional e mantém doses do antídoto em retaguarda para uso imediato, se necessário / SES
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) reforçou nesta semana que mantém vigilância ativa e permanente diante de possíveis emergências toxicológicas, com fluxo estruturado que garante resposta rápida desde a notificação até a entrega de antídotos.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, afirmou que a articulação entre áreas técnicas e fiscalização sanitária garante agilidade e orientação constante aos serviços de saúde sobre os protocolos de identificação e encaminhamento de casos suspeitos.
A prontidão da rede estadual, segundo a secretária de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, reflete o compromisso do Governo do Estado com a proteção da população diante de eventos que exigem ação imediata.
A estrutura de resposta rápida envolve diferentes setores da SES, como Vigilância em Saúde, Ciatox, Coordenação de Emergências em Saúde Pública, LACEN, Superintendência de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica, além do apoio do Ministério da Saúde.
Essas equipes trabalham de forma integrada para garantir que eventuais casos de intoxicação por substâncias perigosas sejam prontamente identificados, notificados e tratados, evitando agravamentos e protegendo a saúde coletiva.
A SES mantém sua rede de vigilância em alerta, com monitoramento contínuo, treinamentos técnicos e fornecimento de informações atualizadas aos profissionais de saúde em todo o estado.
A população pode colaborar com o sistema de vigilância por meio de notificações e procura imediata por atendimento em caso de sintomas suspeitos relacionados a produtos químicos, medicamentos ou alimentos contaminados.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Economia
O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%)
Tempo
Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos
Voltar ao topo