X
Saúde

Saúde confirma terceira morte por leishmaniose em cidade de MS

Idoso de 76 anos não teve a identidade revelada

O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães / Divulgação

Veio a óbito nesta segunda-feira (18) um homem de 71 anos, vítima de leishmaniose, em Três Lagoas. Esta é a terceira morte e a cidade já acumula 7 casos confirmados da doença.

O idoso, que não teve a identidade revelada, estava em tratamento por conta da doença no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desde o último dia 8, quando foi diagnosticado com leishmaniose, segundo apurou o site Rádio Caçula.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas, informou que o paciente durante o tratamento apresentou quadro grave de neoplasia e diabetes e acabou não resistindo.

Essa é a terceira morte pela doença em 2019, no município. Sendo os outros dois, uma criança de um ano de idade, que veio a óbito no dia 10 de março e uma mulher de 76 anos, que faleceu no dia 14 de setembro.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma doença ainda sem cura e transmitida pela picada de insetos vetores, os flebotomíneos, popularmente chamados de “mosquito palha” ou “cangalhinha”. Eles são pequenos, de cor clara e pousam de asas abertas.

O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita à pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a visceral e a tegumentar.

Entre os principais sintomas da leishmaniose visceral, considerada mais grave, estão alteração do estado geral, febre, palidez, fraqueza e aumento das vísceras – principalmente do baço, do fígado e da medula óssea. Nos cães também pode haver descamação de pele e crescimento progressivo das unhas.

Para combater os focos do mosquito, é fundamental manter terrenos limpos de resíduos orgânicos, como folhas, frutas e lixo comum – diferentemente do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikuyngunia, o mosquito-palha não precisa de água parada para se reproduzir.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeito de assalto violento em farmácia de Miranda é preso

Homem abandonou moto usada no crime no local

Economia

Governo de MS abre parceria para câmaras arbitrais

Câmaras arbitrais que desejam atuar em contratos de parcerias do Estado já podem realizar cadastro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2023 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo