O aplicativo estará disponÃvel a partir da próxima terça-feira (16)
A saúde pública de Mato Grosso do Sul ganhou uma nova ferramenta digital para auxiliar na resolução de conflitos com o lançamento do novo aplicativo que estará disponível a partir da próxima terça-feira, 16 de junho, pelo Nupemec. No evento o Tribunal de Justiça, por meio do Cejusc TJ/Saúde e do Comitê Estadual do Fórum Nacional da Saúde assinou um Termo de Cooperação Técnica, nomeou servidores para atuarem em Cejuscs do interior e certificou servidores que realizam o 1° Curso de Atualização de Mediadores e Conciliadores. A cerimônia foi realizada, no Tribunal Pleno, nesta sexta-feira (12).
Para atender a saúde suplementar, o aplicativo estará disponível a partir do dia 1º de agosto e, durante o ato, assinaram o termo de cooperação técnica as operadoras de saúde Unimed Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá; Unisaúde; Geap; Cassems; e Associação Beneficente Santa Casa.
O presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, destacou a importância do sistema para atender os usuários da saúde pública e suplementar e diminuir a judicialização da saúde.
“Quando as pessoas precisam de algum medicamento que não está na lista dos fornecidos pelo poder público, ou uma cirurgia, têm que procurar um advogado ou a Defensoria Pública para ingressarem com uma ação, normalmente uma liminar, para que os poderes públicos, sejam eles estaduais ou municipais, e até mesmo federal, forneçam esse atendimento ou medicamento. O que nós estamos propondo é tentar resolver essa questão de forma simplificada por meio do judiciário, para evitar a judicialização da saúde e buscando um acordo prévio entre as partes. É uma forma consensual de resolver o problema de maneira muito mais célere”, destacou o presidente da corte sul-mato-grossense.
O coordenador do Comitê Estadual de Saúde, desembargador Nélio Stábile, reforçou que o momento atual é marcado pela queda da judicialização da saúde e a tendência futura é o fortalecimento das conciliações.
“Ao serem realizadas as conciliações em questão de saúde, de forma séria e eficaz, representará não só um melhor atendimento ao cidadão, mas igualmente uma diminuição de trabalho, de custos, de esforços e de problemas a resolver para os governos públicos do Estado, dos municípios e para as operadoras de saúde. Não há perdedor”, enfatizou o des. Stábile.
Durante o evento também foram entregues os certificados para os 20 participantes do 1° Curso de Atualização de Mediadores e Conciliadores para atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania com foco na área da Saúde (Cejusc TJ/Saúde).
Além disso, foram nomeados os servidores que prestarão serviços junto aos Cejuscs de Três Lagoas, Naviraí e Chapadão do Sul.
Autoridades - Participaram do ato de assinatura o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins; o coordenador do Comitê Estadual de Saúde, desembargador Nélio Stábile; e representando o coordenador-geral do Nupemec e da Justiça Restaurativa, o Des. José Ale Ahmad Netto.
Também assinaram o termo a secretária adjunta de Saúde de MS (SES-MS), Crhistinne Maymone; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; o secretário-adjunto de Saúde do Município (Sesau), Aldecir Dutra de Araújo; o presidente da OAB, Bitto Pereira; o defensor público-geral de MS, Pedro Paulo Gasparini; o procurador-geral de justiça do MPMS, Romão Avilla Milhan Junior; a presidente do COSEMS, Josiane Oliveira Silva Corrêa; e o defensor público-chefe da DPU, Vinicius Santana Rissato.
*As informações são do site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Economia
Novas regras aproximam paÃs de nações mais igualitárias
Economia
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de BrasÃlia
Voltar ao topo