X
Saúde

SES confirma 1º caso de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul

A confirmação é de um homem que viajou para São Paulo e apresentou sintomas no final do mês passado, logo confirmando a doença

Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país / CDC/Reprodução/Agência Brasil

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou o primeiro caso da varíola do macaco (Monkeypox) em Mato Grosso do Sul. Trata-se de homem de 41 anos, residente em Campo Grande, que tinha viajado para São Paulo entre os dias 16 e 19 de junho.

Conforme a secretaria, o homem apresentou sintomas como febre, adenomegalia (ínguas), erupção cutânea em dorso (feridas na pele) e genitália.

" O paciente não necessitou de hospitalização e estava em isolamento domiciliar", informou a SES em nota.

Ainda conforme apurado, o paciente encontra-se com as lesões cicatrizadas e não possui mais risco de transmissão.

O exame foi realizado e confirmado pelo laboratório de referência localizado no estado do Rio de Janeiro. A Vigilância em Saúde do município e do Estado estão acompanhando o caso.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 11 de julho, o Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. São Paulo tem o maior número, 158, seguido do Rio de Janeiro, com 34 confirmações.

Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) a doença é transmitida, principalmente, por contato direto ou indireto com sangue, fluídos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados.

A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio ambiente

Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta de 12 milhões deve ser cumprida até 2030

Detran-MS

Licenciamento de veículos com placas final 1 e 2 vence 30 de abril

Débitos em situação irregular vão para dívida ativa

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo