05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

UFMS desenvolve projetos para diagnóstico rápido de pacientes com coronavírus

27 MAR 2020 - 11h11min
Assessoria

A UFMS está contribuindo no combate ao coronavírus (Covid-19) desenvolvendo diferentes estratégias. Neste contexto, o desejo em contribuir com o enfrentamento à pandemia uniu professores e pesquisadores da Universidade e parceiros, em um importante projeto para realizar o diagnóstico rápido de pacientes com a doença.

View Energy Solar_02

Juntos, eles formam uma força-tarefa com a Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (Fiocruz MS), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS), Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), o Laboratório Central do estado (Lacen/SES/MS), e demais parceiros que poderão se associar.

Uma das ações é um projeto de pesquisa que abordará a vigilância virológica em servidores da saúde. O estudo será realizado para acompanhar, observar e determinar o diagnóstico mais rapidamente da Covid-19.

O projeto está sob a coordenação dos professores James Venturini e Sandra Leone, da Faculdade de Medicina (Famed/UFMS), e da professora Ana Rita Coimbra Motta de Castro, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan/UFMS). O trabalho faz parte de um projeto mais abrangente e aguarda aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde.

Otimista, a professora da Facfan, Ana Rita Coimbra, explica que os processos de identificação, para saber se um servidor está infectado ou não pela Covid-19, serão mais eficientes e rápidos. Com isso, espera-se que a cadeia de transmissão do vírus seja interrompida dentro dos serviços de saúde, em Mato Grosso do Sul.

“Com o desenvolvimento deste projeto, a equipe de pesquisadores e instituições parceiras envolvidas visam melhorar o atendimento clínico dos pacientes e implantar uma estrutura laboratorial apropriada para a liberação rápida dos resultados. Dessa forma, será possível o isolamento dos casos positivos e a interrupção da cadeia de transmissão do vírus. O intuito é proteger, principalmente, os profissionais da saúde e a comunidade em geral”, explica Ana Rita.

A pesquisadora também frisa que “o conhecimento técnico-científico sobre a Covid-19 possibilitará o fornecimento de evidências científicas para gestores, de modo a facilitar a tomada de decisões, o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com sequelas da Covid-19, e também, o aprimoramento dos profissionais de saúde, por meio de formação continuada. Além de favorecer a reorientação a partir do envolvimento em estudos científicos”, finaliza.

Laboratório de Apoio

Outra estratégia é a implementação e implantação do laboratório de apoio para diagnóstico do coronavírus (Covid-19), coordenado pela professora e pesquisadora, Aline Pedroso Lorenz, do Instituto de Biociências (Inbio). Nesse momento em que a união de esforços pode ser decisiva para o enfrentamento e controle da pandemia do novo coronavírus, pesquisadores e professores reforçam a importância do papel social que a universidade tem, em atender as demandas da sociedade.

“Como docentes, técnicos e alunos de uma instituição pública, sentimos que é um dever usar nossos conhecimentos na área da Genética e Biologia Molecular para auxiliar no diagnóstico do coronavírus. Esperamos que a implantação deste projeto acelere a liberação dos diagnósticos, uma ação fundamental para o enfrentamento desta pandemia”, destaca Aline Pedroso.

A previsão é de que os trabalhos se iniciem em dez dias, nos laboratórios da Famed, Facfan e Inbio, depois da aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde. A princípio, participarão dos projetos, profissionais da saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS) e Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Pela parceria feita com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o objetivo é ampliar o atendimento para todos os servidores da saúde.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/1602
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo