27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Prevenção

Urologista é só para homens? Conheça essa área da medicina e marque seu teleatendimento

Conheça um pouco mais sobre a urologia para saúde feminina, cirurgia robótica e atendimento médico on-line

30 MAR 2020 - 13h00min
Kamila Alcântara

Você sabia que as mulheres são maioria quando o assunto é tratamento de infecção urinária? O médico urologista é o especialista responsável pela saúde do trato urinário, rins e bexiga, além dos órgãos reprodutores masculinos. O Pantaneiro tirou algumas dúvidas sobre esses assuntos e a telemedicina nesse período de isolamento social com o médico Bruno da Rosa Almeida, que também destacou a importância da cirurgia robótica.

Bruno tem um currículo respeitável de especializações a atendimentos na urologia, inclusive na oncológica (tratamento de câncer). Seu consultório é em Sidrolândia, pela clínica Cardio Centro, além de participar do projeto Saúde do Homem Rural do SENAR MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Porém, o médico urologista atende diversas especialidades e auxiliam pacientes de ambos os sexos, de diferentes idades.

“Os atendimentos variam conforme faixa etária e sexo. Atendo muitos pacientes em busca de avaliação periódica da próstata, disfunção erétil, diminuição de libido, cálculos renais em ambos os sexos, incontinência urinária e infecção urinária de repetição no público feminino principalmente e no público jovem, mais voltado para queixa de ejaculação precoce e DST. Nesse último ano, fiquei focado na oncologia, portanto atendi muitos pacientes com cânceres urológicos (próstata, rim, bexiga, ureter, pênis e testículo)”, explica Bruno.

Atlântico Super Center - segunda leva tudo (27Set)_9



É um fato: a maioria dos homens só procuram o médico quando a situação é crítica. O câncer de próstata é o mais comum entre eles e o se exame mais eficaz é o de toque, que ainda é visto com receio por grande parte dos homens, tornando quase um bicho de sete cabeças. 

“O Tabu da avaliação urológica ainda é presente, principalmente no interior do país, porém, ao longo da formação e atendimentos nos últimos anos, notei uma gradativa quebra do preconceito. Homens estão deixando de lado os preconceitos, com tendência a cuidarem mais da saúde. Viram que dedicar uma consulta, faz ganhar fôlego para viver bem, cuidar da família, ver seus filhos crescerem, netos nascerem e viver com a tão desejada qualidade de vida”, destacou o médico.

Com relação as cirurgias robóticas, Bruno disse que buscou essa especialidade para tratamento de pacientes oncológicos, mas que também pode ser aplicada em especialidades como no aparelho digestivo, ginecologia e torácica.

“A robótica aplica-se principalmente no tratamento do câncer de próstata, na retirada de tumores no rim com precisão, cirurgias na bexiga e de reconstrução do trato urinário. Não exito em recomendar a cirurgia robótica, seus benefícios são claros, menor tempo de internação, melhor recuperação, menos sangramento, melhor preservação das funções sexuais e mais rápida recuperação da continência urinária no caso da próstata”, pontuou.



Consulta em casa no período de isolamento social

A telemedicina já estava em testes no Brasil, mas com a situação de necessidade de isolamento social como melhor forma de prevenção ao COVID-19, foi regulamentado o atendimento em teleconsultas, com liberação de atendimento pré-clinico, suporte assistencial, monitoramento de diagnósticos entre outros. Tudo é feito por meio de uma tecnologia de comunicação do SUS (Sistema Único de Saúde) ou privado.

“A teleconsulta institui dessa forma: paciente agenda o dia da consulta, enviamos um termo de consentimento para teleconsulta, assina e nos reenvia. Na hora da consulta, é realizada chamada de vídeo, onde há a possibilidade de gravar a consulta, todo o atendimento é registrado em prontuário médico eletrônico. Ao fim da consulta, pedidos de exames, receituário e encaminhamentos são enviados no e-mail do paciente. Receituário chega no celular via SMS, onde a receita está assinada digitalmente e é gerado o QR Code que é apresentado na farmácia para comprar o medicamento”, detalha Bruno.

Caso paciente esteja em uma situação que necessite ser examinado, ou encontra-se em uma urgência, a consulta presencial é agendada e ele será avaliado presencialmente. 

Gostou dessa conversa? Agende seu atendimento com o doutor Bruno da Rosa em Campo Grande ou Sidrolândia pelos telefones (67) 99954-0154, (67) 3272-3324 e (67) 99642-6251. Para agendar o teleatendimento, o contato é pelo (67) 99954-0154. - www.drbrunoalmeida.com.br

Biografia profissional 

Bruno da Rosa de Almeida é Médico Urologista, especializado em Cirurgia Robótica, Videocirurgia Avançada e Uro Oncologia. Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na cidade de Botucatu, São Paulo. Foi Residente em Cirurgia Geral e Urologia pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto) e fez sua especialização em Cirurgia Robótica, Videocirurgia Avançada e Uro Oncologia no Hospital AC Camargo Cancer Center, na cidade de São Paulo. Obteve seu certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive Da Vinci Robotic Surgery, na cidade de Houston, Texas, EUA em novembro de 2019. Atualmente, locado na cidade de Campo Grande, MS, atende com o grupo do Instituto de Urologia de Mato Grosso do Sul. 

Atua como Médico Urologista Voluntário no Exército Brasileiro no Hospital Militar de Área de Campo Grande. Realiza atendimentos na cidade de Sidrolândia pela clínica Cardio Centro e também participa do projeto Saúde Do Homem Rural pelo SENAR realizando pesquisa de Câncer de Próstata. Recentemente, iniciado consulta e assistência em Telemedicina, tecnologia de apoio aos pacientes, conforme autorizado pelo Conselho Federal de Medicina(CFM).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Após denúncia, policiais encontram crianças se alimentando de fezes e vômito de cachorro

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7460
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo