04 de dezembro de 2021
Anuncie Aqui
Pesquisa na fronteira

Vacina da Janssen reduziu óbitos por Covid em 90%

Estudo conduzido pelo pesquisador Julio Croda demonstrou eficácia do imunizante

21 OUT 2021 - 10h39min
João Marcelo Correia Sanches

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, divulgou o pré-estudo sobre a eficácia da vacina Janssen contra a Covid-19. Na preliminar, demonstrou-se que 28 dias após a aplicação da dose única da Janssen, a vacina já apresentava eficácia de 50,9% na prevenção de dois sintomas da doença pandêmica.

Oral Sin - Novembro Azul - 5

Também ficou comprovado após a pesquisa que a vacina foi fundamental na proteção para hospitalização, com índice de 72,9%, e responsável pela redução de óbito em 90,5%.

Ao todo, foram analisados 11.817 testes de RT-PCR colhidos nos 13 municípios de fronteira do Estado contemplados com o imunizante enviado pelo Ministério da Saúde. A média de idade dos participantes foi de 37 anos; 2.308 (20%) dos indivíduos tinham idade igual ou maior que 50 anos. Quanto à etnia, dois terços da população participante se denominou como da raça parda.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o cinturão sanitário criado na região de fronteira foi fruto de empenho coletivo envolvendo o governador Reinaldo Azambuja, a ministra Tereza Cristina, a bancada federal composta por três senadores e oito deputados federais, além dos conselho estaduais e nacionais de secretarias e secretários de saúde (Cosems, Conasems e Conass, respectivamente).

“Queremos agradecer o empenho de todos para que esse pleito fosse atendido. Diversos atores se envolveram para que Mato Grosso do Sul pudesse realizar a imunização em massa dos municípios de fronteira, servindo de exemplo para o País”, afirmou Resende.

Responsável pelo estudo, o pesquisador Julio Croda ressalta que o objetivo era estimar a efetividade de um regime de uma dose da Janssen na redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por Covid-19 no contexto das novas variantes.

"Venho aqui agradecer novamente a todo o apoio que tivemos para realização desse projeto. Em especial ao secretário estadual de Saúde, Dr. Geraldo Resende, ao Governo do Estado, ao Conasems e aos 13 secretários municipais por acreditarem na ciência"

O estudo

Considerado o maior estudo de vacinação em massa do país, a Secretaria de Estado de Saúde informa que mais de 100 mil pessoas foram imunizadas com a vacina da Janssen, contra a Covid-19, nos 13 municípios da região de fronteira em Mato Grosso do Sul.

Os índices nestes municípios se elevaram a partir da aplicação da vacina da Janssen. Os municípios participantes foram Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Veja a pesquisa na íntegra.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acusado de estuprar a sobrinha, homem é condenado a 20 anos de prisão

2
Charges

Trombadinha

3
Aquidauana

Confira as vagas da Casa do Trabalhador nesta sexta-feira

4
Policial

Empresário de Maracaju é apontado como 'El Patrón' do tráfico

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
2,60m
Paraguai
0,34m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nada...

Gabriel Novis Neves

Nova variante do coronavírus

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Corpo de Bombeiros - 7º SGB

Leônidas de Mattos, 464 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2900/193
Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 www.hsbc.com.br
Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Ver Mais
Supermercado Seriema - Sabadão da Economia - 04Dez
2
Entre em nosso grupo