15 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Saúde

Vai fazer uma lipoaspiração? Estudo mostra baixa qualidade das informações on-line sobre o procedimento

12 SET 2016 - 16h30min
Márcia Wirth - Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde
Os pacientes que fazem pesquisas na Internet para aprender sobre a lipoaspiração vão encontrar geralmente dados "muito pobres", aponta um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery-Global Open®, revista da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
 
?As áreas mais críticas incluem a falta de informação sobre os possíveis riscos da lipoaspiração, bem como a baixa qualidade das informações apresentadas pelos sites dos cirurgiões plásticos, defende um estudo de Adrian Fernando Palma, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça?, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735).
 
Chamada para informações on-line de melhor qualidade
 
Utilizando motores de busca populares na web, os pesquisadores identificaram 245 sites que fornecem informações sobre lipoaspiração (excluindo os duplicados e sites irrelevantes). Os sites foram avaliados usando uma ferramenta denominada EQIP -Ensuring Quality Information for Patients - que fornece uma avaliação padronizada da qualidade e da integridade das informações sobre saúde na Internet.
 
Os resultados apontaram "deficiências substanciais" das informações on-line sobre lipoaspiração. Apenas cerca de 30% dos sites obtiveram "pontuações altas" no EQIP, atingindo pelo menos 18 dos 36 pontos possíveis. A pontuação média foi de 16 dos 36 pontos possíveis, com uma gama de 8 a 29 pontos.
 
Quase dois terços dos sites analisados foram desenvolvidos por cirurgiões plásticos e oferecem serviços de lipoaspiração. Mas a qualidade da informação ofertada foi classificada como baixa em mais de três quartos dos sites desenvolvidos por cirurgiões plásticos.
 
Em oposição, outros tipos de sites ? incluindo os desenvolvidos por sociedades profissionais (tais como a ASPS), portais, grupos de pacientes, departamentos de saúde e centros acadêmicos ? obtiveram pontuação mais elevada para a qualidade da informação disponível sobre a lipoaspiração.
 
Poucos sites forneceram informações sobre complicações associadas à lipoaspiração. Surpreendentemente, a maioria dos sites desenvolvidos por cirurgiões plásticos não mencionou qualquer um dos riscos potenciais.
 
Informações sobre os riscos são especialmente importantes, dado o grande número de pacientes submetidos à lipoaspiração. De acordo com estatísticas da ASPS, mais de 222.000 procedimentos de lipoaspiração cosméticos foram realizados, em 2015, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. A lipoaspiração é agora o segundo procedimento de cirurgia plástica mais freqüentemente realizado nos Estados Unidos.
 
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que os procedimentos mais realizados atualmente no país são: lipoaspiração, implante mamário de silicone e procedimentos na face, como o lifting e a ritidoplastia.
 
?De acordo com os resultados do estudo, a qualidade geral das informações sobre a lipoaspiração para os pacientes é muito pobre. A baixa qualidade dos sites de cirurgia plástica é preocupante. Mesmo os sites de maior pontuação têm limitações significativas?, defende o autor, Dr. Palma.
 
Segundo os autores do estudo, informações de mais qualidade são necessárias especialmente em termos de esclarecimento do procedimento cirúrgico, dos benefícios qualitativos e quantitativos, dos riscos para o paciente, como complicações são tratadas e que precauções os pacientes podem tomar.
 
Para Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ?o estudo levanta questões relevantes para a reflexão dos cirurgiões plásticos. A questão não é mais disponibilizar a informação, mas definir a credibilidade do autor e a relevância do que está disponível na Internet.  Várias organizações sugerem normas e princípios nesse sentido como, por exemplo, a Health on the Net Foundation, a Internet Healthcare Coalition e o Journal of Medical Internet Research, dentre outros, que congregam entre seus pares profissionais da área de medicina, informática, farmácia, dentre outros. No Brasil, o tema segue as diretrizes e os princípios do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina, sob risco do profissional médico incorrer em infração ao Código de Ética Médica?, diz.
 

Central Pax_10
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Anastaciano vítima de homofobia na Capital tira a própria vida aos 27 anos

2
Geral

Previsão para hoje é de ventos fortes e tempestade

3
Aquidauana

Ventania destelha casa e põe árvore atravancando rua

4
Geral

Em "cena de filme", cobertura de posto da PRF é arrancada após ventania

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min22 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Superando...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo