De acordo com o órgão municipal, é fundamental verificar se a bebida tem rótulo e lacre
Operação Metanol acontece em todo o Estado / PCMS
A Vigilância Sanitária de Aquidauana divulgou um alerta à população com orientações de segurança sobre o consumo de bebidas alcoólicas, após a confirmação de casos de intoxicação por metanol no país. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, que atualizou, na última sexta-feira (10), os procedimentos de atendimento e notificação em situações envolvendo bebidas adulteradas.
De acordo com o órgão municipal, é fundamental verificar se a bebida tem rótulo e lacre, evitar produtos a granel ou sem identificação e desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado. O consumo de bebidas de procedência duvidosa pode representar risco grave à saúde, incluindo cegueira irreversível, falência renal e morte, quando há presença de substâncias como o metanol.
A nota técnica enviada aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde define que, a partir de agora, a confirmação de casos de intoxicação será baseada no histórico de ingestão da bebida, nos sintomas clínicos e nos achados laboratoriais compatíveis. Casos suspeitos passam a considerar a persistência ou agravamento dos sintomas entre 6 e 72 horas após o consumo.
Além disso, o documento orienta profissionais da saúde a realizarem a notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). A comunicação deve ser feita por meio do Disque-Notifica (0800 644 6645) ou pelo sistema e-Notifica.
A Vigilância Sanitária reforça que "beber com segurança também é cuidar da sua saúde" e recomenda atenção redobrada, principalmente em períodos de festas e eventos, quando o consumo de bebidas tende a aumentar.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Esporte
Evento promovido pela FEFUMEMS terá inscrições gratuitas e apoio da Prefeitura de Aquidauana
Educação
Inscrições começam em 10 de novembro e seguem até o dia 15, pelo site da Prefeitura
Voltar ao topo