X

Social

Projeto de lei garante benefício a servidoras que são mães atípicas solo em MS

O benefício se estenderá às servidoras vinculadas a autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado

Compartilhe:

A-

A+

A deputada Lia Nogueira (PSDB) protocolou nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 217/2025, que prevê a concessão de feriado em dia útil subsequente quando a data coincidir com finais de semana. O direito será destinado a servidoras públicas estaduais, incluindo as vinculadas a autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, que sejam mães atípicas solo.

O texto define como mães atípicas solo as mulheres que são responsáveis únicas e permanentes por filhos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou outras condições que demandem cuidados contínuos e especializados, sem o apoio de cônjuge ou corresponsável legal.

Para ter acesso ao benefício, será necessária a apresentação de laudo médico ou psicológico que comprove a condição da criança ou adolescente, além de declaração da servidora confirmando a ausência de corresponsável no cuidado. A solicitação deverá ser comunicada ao setor de gestão de pessoas com pelo menos cinco dias úteis de antecedência, salvo em casos excepcionais devidamente justificados.

Na justificativa, a deputada afirmou que o objetivo do projeto é reconhecer a sobrecarga enfrentada por essas mulheres. “Enquanto para a maioria dos servidores um feriado prolongado é sinônimo de descanso e renovação, para a mãe atípica solo ele se torna apenas uma extensão da rotina exaustiva de cuidados”, explicou.

Lia Nogueira ressaltou ainda que a medida não gera aumento significativo de despesas e pode ser administrada facilmente pelos órgãos estaduais com simples controle de ponto e comunicação interna. Para ela, a proposta representa um gesto de equidade. “Ao permitir que essa servidora usufrua do feriado no primeiro dia útil subsequente, o Estado não está apenas concedendo um benefício, mas sim promovendo justiça social, dignidade e reconhecimento ao esforço extraordinário dessas mulheres”, completou.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prova do Enem começa neste domingo (08)

FIQUE ATENTO

Prova do Enem começa neste domingo (08)

Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

PERIGO

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo