X
Paranhos

Quase 7 mil indígenas têm direito assegurados durante ação do Governo de MS

Edição do MS em Ação foi realizada pela terceira vez

Governo de MS

Mais de 6.700 indígenas do município de Paranhos e região tiveram seus direitos assegurados nos dias 2 e 3 de março, na Aldeia Paragaussu, durante a 3ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

A Escola Municipal Pancho Romero, na aldeia Paragaussu, sediou a ação que além da comunidade local, atendeu as comunidades indígenas Pirajui, Potrero Guassu, Arroio Cora, Sete Cerros e Ypoi, que tiveram acesso gratuito a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho e puderam solicitar benefícios junto ao INSS, casamentos, divórcios, atendimentos na defensoria pública, consultas médicas com clínicos gerais e especialistas, com dentistas e orientações da correta escovação e higiene bucal.

Eles também puderam fazer cursos de capacitação, entre eles de acabamento de obras, exposições de materiais e aeronave, registro de boletins de ocorrência, cinema e brinquedos para as crianças brincarem enquanto os pais recebiam atendimento.

Na ocasião mais de mil mulheres foram orientadas sobre o enfrentamento à todas as formas de violência, sendo por meio da distribuição de panfletos ou por meio do diálogo.

É fundamental que esses momentos aconteçam porque precisamos ouvir a população e essa é uma premissa do Governo do Estado.

Quando falamos das mulheres indígenas, esse diálogo é ainda mais necessário, pois estão mais afastadas do contexto urbano.

A construção de ações e políticas públicas respeitando as especificidades locais é primordial. Durante a ação estávamos todos unidos para um único propósito: escutar aquelas mulheres”, ressalta Manuela Nicodemos, subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, ligada a SEC.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Hospital Regional de MS lança 'Dia D' de cadastro de doadores de medula óssea

Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras estão sendo convidados a participar dessa importante iniciativa que pode salvar vidas

Pantanal

Combate aos incêndios no Pantanal tem reforço de bombeiros do PR e GO

Operação Pantanal 2024 completa 114 dias nesta quarta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo