X

Tecnologia

Processadores avançam mais rapidamente que programas

Compartilhe:

A-

A+

Uma recente e fundamental alteração no desenho dos microprocessadores fez nascer para os que desenvolvem software um desafio e uma grande oportunidade de lucros.


Os fabricantes de chip não apostam mais corrida em busca do microprocessador mais rápido. Em lugar disso, começaram a colocar vários núcleos de processamento em um só chip.


Há, porém, um problema. Muitos aplicativos não foram pensados para os chips com núcleos múltiplos, e os hardwares vêm avançando tão velozmente que os programas correm o risco de ficarem para trás.


Os programadores precisam adotar outra tática e aprender a enviar instruções para as diferentes partes do chip. A Intel e a AMD fabricam microprocessadores com dois e quatro núcleos. E pretendem aumentar os números no futuro.


A Intel já mostrou um chip de pesquisa com 80 núcleos. Mas os softwares de computação pessoal não se desenvolveram com vistas a processadores de núcleos múltiplos.


Os especialistas prevêem conseqüências desastrosas se os softwares não forem atualizados. E advertem que os programas podem parar de ficar mais rápidos quando os chips de oito ou mais núcleos começarem a chegar.


Em um discurso em maio, Craig Mundie, chefe de pesquisa da Microsoft, afirmou que "em certa medida acabou a festa" para as empresas de software que apostavam em chips cada vez mais rápidos. Segundo Mundie, a Microsoft vem se concentrando, nos últimos cinco anos, na chamada computação em paralelo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça Eleitoral retoma atendimento presencial e pela internet

SERVIÇOS

Justiça Eleitoral retoma atendimento presencial e pela internet

Pedidos podem ser feitos online ou nos cartórios; serviços ficaram suspensos durante a preparação do pleito

Caminhoneiro escapa por pouco de ser atingido por árvore na BR-262

VOCÊ REPÓRTER

Caminhoneiro escapa por pouco de ser atingido por árvore na BR-262

Luís Felipe e a esposa presenciaram a queda durante viagem; grupo de motoristas levou cerca de uma hora para liberar a pista

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo