Tecnologia
O pesquisador brasileiro, Marcelo Coelho, que reside nos EUA está desenvolvendo o papel inteligente no MIT (Massachusetts Institute of Technology) ou Instituto Tecnológico de Massachusetts. "Entre as possíveis aplicações para o dispositivo estão caixas que possam sentir o próprio peso e informar ao computador central de uma indústria de transportes", exemplifica o pesquisador. Por enquanto, foram investidos cerca de US$ 30 mil.
Outra hipótese é uso do papel são os ingressos eletrônicos que podem ter seus códigos e números de assentos alterados de ultima hora, sugere Coelho. "Livros interativos que possam ensinar crianças a ler e escrever e documentos bancários que precisem de autenticação física e digital também estão entre as possibilidades", enumera.
A técnica de fabricação, assim como no papel comum, consiste na quebra e mistura de fibras orgânicas em água, retirada, prensagem e secagem do papel. "A diferença do nosso processo é que adicionamos componentes eletrônicos que secarão misturados as fibras", explica Coelho.
FIQUE ATENTO
Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
PERIGO
Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.
Voltar ao topo