X
Tecnologia

Robô mata 9 e fere gravemente 14 em teste militar

Compartilhe:

A-

A+

Uma arma robô matou nove pessoas e feriu gravemente outras 14 em um teste em uma base militar na África do Sul na última sexta-feira. A máquina de combate anti-aéreo começou a atirar sem o comando humano obrigatório, de acordo com a Wired.


O equipamento foi desenvolvido para identificar alvos e se posicionar sozinho, precisando apenas de um comando humano para começar a atirar. Uma possível falha de software causou que o equipamento atirasse sem autorização. A Força Nacional de Defesa da África do Sul está investigando as causas do acidente.


O porta-voz de Segurança Nacional, brigadeiro general Kwena Mangope disse que as causas do problema ainda não são conhecidas. De acordo com a mídia local, o teste com munição de verdade aconteceu no Centro de Treinamento de Combate do Exército da África do Sul em Lahotlha.


"Assumimos que houve problema mecânico, que levou ao acidente. A arma, que estava carregada, não atirou de maneira adequada. Parece que é controlada toda por computador, travou após uma explosão e começou a atirar sem controle, matando e ferindo os soladados", disse Mangope, em entrevista ao The Star.


Uma oficial de artilharia arriscou sua vida para salvar os companheiros da arma, de acordo com o jornal. A mulher ainda não foi identificada, mas foi incapaz de parar o robô, que atirou 500 balas explosivas pelo campo.


Richard Young, engenheiro eletrônico e presidente de uma empresa de defesa, não acredita que a falha foi apenas do computador.


A Oerlikon GDF-005 é uma arma anti-aérea desenvolvida para utilizar um radar passivo e ativo, assim como o buscadores a laser e travar em alvos em alta-velocidade, além de aeronaves que voam baixo, helicópteros, robôs voadores e mísseis. Em modo automático, o computador encontra sozinho o seu alvo e atira com duas armas 35 mm e recarrega automaticamente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Iniciativa pioneira

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo