dothCom Consultoria Digital
Publicado em 03/11/2007 às 14:35
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
As vendas mundiais de celulares com recursos de GPS para localização vão dar um salto nos próximos quatro anos. A empresa de pesquisas iSuppi estima que a comercialização desses terminais vai quadruplicar, pulando de 444 milhões de unidades em 2006 para 109,6 milhões até 2011.
Tina Tegn, analista comunicação wireless da iSuppli, explica que além de câmeras, conexão com Internet e recursos multimídias, o GPS será uma tecnologia padrão dos terminais nos próximos anos. Ela diz que as operadoras são as mais interessadas nesses aparelhos para aumentar receita por meio dos sistemas de LBS (localização baseada em serviços).
Com LBS, os assinantes poderão ser localizados e também encontrar serviços, como o restaurante mais próximo do endereço onde ele está. O sistema também dá localização de ruas e servirá para acionar serviços de emergência, como polícia, bombeiro entre outros.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o FCC (Federal Communications Commission) exige desde 1996 que as operadoras serviços de localização dos assinantes quando eles acionarem o número de emergência 911.
Iniciativa pioneira
Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas
Audiência de custódia
Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva
Voltar ao topo